A ameaça do Estado Islâmico é real, avisa especialista

A análise pertence ao vice-presidente do Instituto de Segurança e Defesa. João Alvelos leva a sério essa ameaça, pois Portugal tem sido alvo de recrutamentos. E considera que é essencial a partilha de informação entre as várias polícias.

Antena 1 /
Portugal mantém o alerta moderado Reuters

A ameaça do autoproclamado Estado Islâmico, ou Daesh, é real, segundo afirma o vice-presidente do Instituto de Segurança e Defesa. João Alvelos não vê na posição estratégica de Portugal motivos para que se ocorram atentados terroristas, mas vê nos recrutamentos efetuados no país motivos de apreensão.

João Alvelos considera essencial a partilha de informação entre as várias polícias. Questionado sobre as notícias que ainda esta semana davam conta de que nas reuniões do Conselho Superior de Segurança Interna as forças e os serviços de segurança resistem em dividir matéria sensível, como é o caso do terrorismo, Alvelos diz que a falta de articulação não pode de maneira nenhuma transparecer.

Sabe-se que existe um reforço de segurança no terreno, embora o nível de alerta se mantenha moderado, depois da nova ameaça do autoproclamado Estado Islâmico com referências a Portugal e Hungria.
PUB