Abertas inscrições para o Programa de Conforto Habitacional para Pessoas Idosas

As inscrições para o Programa de Conforto Habitacional para Pessoas Idosas (PCHI), que visa melhorar a habitabilidade das casas dos cidadãos da terceira idade, abriu hoje em Gouveia, anunciou o Município.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O PCHI é um programa do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, que tem como objectivo prevenir a dependência e a institucionalização de pessoas idosas, através da qualificação habitacional.

Este programa prevê a atribuição de uma ajuda que pode ir até aos 3.500 euros por habitação e destina-se a apoiar as pessoas com mais de 65 anos, que usufruam de serviços de apoio domiciliário e tenham um rendimento mensal "per capita" igual ou inferior a 398 euros.

O objectivo último do PCHI, é proporcionar aos idosos mais carenciados que residem no interior, condições de habitabilidade que facilitem a continuação do apoio domiciliário, tais como a construção de rampas de acesso, casas de banho, reparação de cozinhas ou até a aquisição de electrodomésticos.

O Município de Gouveia, foi um dos seleccionados para aceder ao programa, por se tratar de um concelho do interior com uma população bastante envelhecida.

Segundo Fernanda Duarte, do Gabinete de Acção Social da CMG, "estão envolvidas 17 instituições de apoio domiciliário, os serviços camarários e as juntas de freguesia" na execução do Programa em Gouveia.

Acrescenta que, "perante as condições previstas no Despacho", se ignora ainda quantos pessoas se irão candidatar, apesar das carências habitacionais do Concelho serem "muito grandes".

As inscrições estarão abertas até 20 de Novembro, no Balcão Único do Município.

PUB