Aberto primeiro parque infantil adaptado a deficientes
O Centro de Educação Especial das Caldas da Rainha abriu hoje o primeiro parque infantil da cidade a dispor de equipamentos adaptados a crianças deficientes.
A directora do centro, Maria João Domingues, disse à agência Lusa que "a criação do parque permite às crianças com multi-deficiências ter baloiços e um escorrega".
"O novo parque é para nós muito importante porque além de reabilitar um espaço interno vai servir muitas crianças que frequentam a instituição a partir dos seis anos e que têm muitas necessidades educativas especiais", sublinhou.
"Ao mesmo tempo será um parque inclusivo porque dispõe também de equipamentos que podem ser utilizados por qualquer criança e, nesse sentido, estará aberto a toda a comunidade", explicou a directora do centro.
O Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor recebe 260 utentes diariamente, prestando apoio educativo, actividades ocupacionais, de reabilitação, formação profissional e emprego. Dispõe ainda de um serviço residencial para 30 pessoas.
A Câmara das Caldas da Rainha apoiou a construção do equipamento e planeia criar um outro parque com características idênticas ao que hoje foi inaugurado, adiantou o vereador Hugo Oliveira.
Segundo o responsável camarário, a iniciativa insere-se num programa da autarquia de recuperação ou construção de novos parques infantis.
Até ao final do ano, a Câmara espera ter parques em funcionamento em 14 das 16 freguesias do concelho.