Abílio Morgado é consultor Assuntos de Segurança Nacional de Cavaco Silva

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, vai ter um consultor para Assuntos de Segurança Nacional, tendo escolhido o ex-secretário de Estado Abílio Morgado para o cargo, disse hoje à agência Lusa fonte de Belém.

Agência LUSA /

A designação de um consultor para Assuntos de Segurança Nacional, que ficará integrado na Casa Civil de Belém, chefiada por Nunes Liberato, traduz o entendimento do novo Chefe de Estado sobre a necessidade de "prestar atenção" acrescida a esta área, afirmou a mesma fonte.

Licenciado em Direito pela Universidade Católica, Abílio Manuel Pinto Rodrigues de Almeida Morgado, 44 anos, tornou-se secretário de Estado da Defesa num executivo chefiado por Cavaco Silva, quando António Figueiredo Lopes assumiu a pasta em 1995, em substituição de Fernando Nogueira.

Antes de ser secretário de Estado da Defesa, com apenas 32 anos, Abílio Morgado tinha sido chefe de gabinete do então ministro Fernando Nogueira.

Abílio Morgado regressou em 2002 ao Governo chefiado por Durão Barroso (PSD/CDS-PP) para assumir a pasta de secretário de Estado da Administração Educativa e actualmente exercia funções no Centro de Estudos Fiscais do Ministério das Finanças.

A criação da assessoria para Assuntos de Segurança Nacional não encerra ainda o processo de definição da nova orgânica de Belém, cuja estrutura está definida no essencial.

O antecessor de Cavaco Silva em Belém, Jorge Sampaio, tinha a área da segurança nacional sob a alçada da Casa Militar.

PUB