Acessos à rotunda da Cruz de Pau cortados na EN-10 a partir de Março
Os acessos pela Estrada Nacional (EN) 10 à rotunda da Cruz de Pau, no Seixal, vão estar cortados ao trânsito a partir de Março devido à construção de um túnel para melhorar a circulação automóvel naquela estrada.
A medida foi hoje anunciada pelo presidente da Câmara do Seixal, Alfredo Monteiro, durante a apresentação à imprensa das sete novas acessibilidades que, em seu entender, vão "melhorar e revolucionar" a mobilidade na principal via que atravessa o concelho:
a EN-10.
As obras, que decorrerão entre este ano e 2006, custarão 12,5 milhões de euros, financiados pelo município e privados.
Construído sob a rotunda da Cruz de Pau, o túnel permitirá, de futuro, o tráfego na EN-10 no sentido Corroios/Fogueteiro e vice-versa sem paragens na rotunda.
Durante a empreitada, que se prolongará até Setembro, os automobilistas que circulam na EN-10 provenientes de Corroios poderão, em alternativa à rotunda da Cruz de Pau, seguir por uma outra rotunda que será construída provisoriamente junto ao complexo municipal de atletismo Carla Sacramento e continuar pela estrada que contorna o equipamento desportivo.
Em contrapartida, os condutores que vêm do Fogueteiro poderão optar por contornar uma rotunda na Rua da Cordoaria.
Outros dos novos acessos previstos são o prolongamento da Variante à EN-10 até à Quinta da Princesa, na Amora, e a duplicação dos sentidos de trânsito no viaduto do Fogueteiro, cujos trabalhos se iniciam este trimestre.
Reivindicada pela autarquia de maioria comunista a sucessivos governos, a construção do troço da Variante entre a Quinta do Rouxinol (Corroios) e a Quinta da Princesa (Amora) demorará um ano.
A obra pressupõe a construção de um viaduto sobre a rotunda da Quinta do Rouxinol, sem provocar porém condicionamentos na circulação automóvel, segundo a Câmara.
A construção de um outro lanço da Variante, entre a Quinta da Princesa e a Medideira, também na Amora, não tem ainda calendário definido.
Sustentada pelo Conselho Superior das Obras Públicas como uma alternativa viária a ter em conta durante a construção e circulação do futuro metro de superfície da Margem Sul, que ocupará parte da EN-10, a extensão da Variante até Amora começa a ser construída, ao contrário do recomendável, com os trabalhos do metropolitano em curso.
A duplicação de sentidos de trânsito no viaduto do Fogueteiro vai possibilitar deslocações directas entre Foros de Amora, Fernão Ferro e Sesimbra sem ser preciso utilizar a EN-10, no troço entre Fogueteiro e Cruz de Pau.
Em complemento, será possível aceder às Paivas atravessando uma nova rotunda a construir no entroncamento com a Rua Oliveira Martins, que passará a ter dois sentidos de tráfego.
Ao contrário da Variante à EN-10, a intervenção no viaduto do Fogueteiro vai provocar, de acordo com Alfredo Monteiro, "constrangimentos de trânsito" durante a obra, que decorrerá até Agosto.