Acidentes na A25 fazem seis mortes e mais de 70 feridos
Dois acidentes junto ao nó de Talhadas, na A25, em Sever do Vouga, fizeram seis mortos, incluindo duas crianças. A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) apontava, às 19h32, para 72 pessoas feridas, 48 das quais em estado grave. Originaram choques em cadeia, envolvendo cerca de 50 viaturas. Doze veículos incendiaram-se, dois são pesados. A GNR e o CDOS apontam "condições atmosféricas adversas".
"Foi um acidente muito complicado. Foi um acidente com muita gravidade e de grande violência", afirmou António Machado, da ANPC. O INEM fala de "cenário aterrador". Entre as vítimas mortais estão duas crianças.
Os acidentes obrigaram ao corte da auto-estrada em ambos os sentidos e ao longo de 15 quilómetros, entre o Carvoeiro e o nó de Reigoso, entre os quilómetros 33 e 48. A circulação automóvel foi desviada para a Estrada Nacional n. 16 (Aveiro-Viseu) e para o Itinerário Principal 13 (Coimbra-Viseu).
"Não é possível prever quando a circulação normal será retomada" dizia a GNR de Aveiro durante a tarde de segunda-feira. Às 20h45, a circulação nos dois sentidos continuava interrompida.
Os feridos foram levados para os hospitais de Aveiro, Santa Maria da Feira, Águeda, Hospitais da Universidade de Coimbra, Hospital dos Covões, Viseu e Santa Maria (Lisboa).
Nas operações de socorro participaram 189 viaturas do INEM, bombeiros e polícia. O pessoal médico observou feridos ligeiros e prestava apoio psicológico em dois hospitais de campanha que o INEM montou no local.
As operações de socorro estão a ser dificultadas pela chuva e pelo nevoeiro que faz junto ao nó de Talhadas, tornando as manobras mais lentas.
Ainda não foi apurada a causa dos acidentes, embora fonte do CDOS os relacione com "as primeiras chuvas" e com o nevoeiro que se verificou na região. Também um oficial da GNR no local apontava as "condições atmosféricas adversas" para a circulação automóvel.
Segundo o major Nelson Couto, a desobstrução da via "deverá ser demorada" e os trabalhos devem prolongar-se pela madrugada.