ACIME instala-se na Quinta Mocho
Uma equipa do Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME) vai instalar-se entre segunda e quarta-feira no Bairro da Quinta do Mocho, em Sacavém, para contactar e conhecer os problemas da comunidade.
Realizado no âmbito do projecto "ACIME junto das comunidades", a iniciativa visa "conhecer de perto as dificuldades e aspirações dos imigrantes e seus descendentes".
A acção, que se insere numa política de maior proximidade com as comunidades imigrantes, conta com a presença do próprio alto- comissário, Rui Marques.
Ao longo de três dias, os membros da equipa do ACIME vão instalar o gabinete na sede da Associação Sócio-Cultural da Quinta da Serra e desempenhar as suas funções em contacto com a realidade dos Bairros da Quinta da Serra e dos Terraços da Ponte, mais conhecidos pelo Bairro da Quinta do Mocho.
Além de visitas ao bairro e de reuniões com representantes das associações de imigrantes, a acção permitirá à equipa do ACIME contactar com as organizações e instituições locais.
O ACIME vai colocar em funcionamento dois postos de atendimento ao imigrante para dar informações sobre questões úteis à melhor integração dos cidadãos imigrantes na sociedade portuguesa, nomeadamente regularização, acesso à educação e à saúde, reagrupamento familiar, nacionalidade e retorno voluntário.
Os postos de atendimento vão funcionar na Associação Sócio- Cultural da Quinta da Serra e na Associação Unida e Cultural da Quinta do Mocho.
O projecto "ACIME junto das comunidades" pretende contactar e ouvir as comunidades imigrantes residentes em bairros degradados e de realojamento e reunir com instituições que dão apoio a estas comunidades no sentido de conhecer melhor as dificuldades e encontrar soluções.
Desmistificar junto da sociedade portuguesa os preconceitos que existem em relação a estes bairros, dando a conhecer a vida e as preocupações são outros objectivos do projecto.