Adesão ao SMSBus no Porto baixou, mas empresa ainda satisfeita

A adesão ao serviço de informação dos horários dos autocarros do Porto através de mensagens (SMS) baixou quase 90 por cento quando começou a ser pago, revelou a empresa, que ainda assim considera os dados acima das expectativas.

Agência LUSA /

O SMSBus, serviço pioneiro da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), regista agora cerca de 3.000 chamadas diárias, quando no período experimental e gratuito recebia cerca de 22 mil pedidos de informação diários.

Para aceder ao serviço, o cliente envia uma mensagem escrita do seu telemóvel para o número 3001 com o código da paragem em que se encontra e ficará a saber, em segundos, qual o tempo de espera para a chegada de todas as linhas que passam na paragem indicada.

O serviço SMSBus foi lançado no mês de Março, tendo registado no período experimental (Março e Abril) cerca de 22 mil chamadas/dia, num total de 1,3 milhões de mensagens SMS, ultrapassando assim todas as expectativas.

As linhas sobre as quais recaíram mais pedidos de informação foram a 78, a 39 e a 58, enquanto as paragens mais envolvidas são as do Bom Sucesso, Areosa e Pólo Universitário da Asprela.

A partir do dia em que o serviço começou a ser pago (1 de Maio) registou-se uma quebra considerável nas SMS recebidas.

"Trata-se de uma situação natural, dado que o elevado número de acessos estava fora das previsões e acontecia porque o serviço não tinha qualquer custo", disse João Marrana, administrador da STCP.

Nas duas primeiras semanas de Maio registaram-se 45.500 mensagens SMS, o que equivale a uma média diária de cerca de 3.000 pedidos, número que também ultrapassa as previsões da STCP.

Os períodos do dia que registam mais pedidos SMS são os das 13:00 às 15:00 e das 18:00 às 19:00, representando ambos cerca de 38 por cento das mensagens telefónicas recebidas.

Cerca de 22 por cento das SMS foram recebidas entre as 20:00 e as 02:00 e 78 por cento durante o restante período do dia.

Aquele responsável referiu que o lançamento do SMSBus se enquadra "na estratégia da empresa de melhorar os serviços aos clientes, nomeadamente ajudando-os a poupar tempo e a optimizar os seus percursos, de forma a garantir a sua fidelização".

"Pretendemos construir com o cliente um relacionamento duradouro, proporcionando-lhe ferramentas que facilitem a sua mobilidade, como é o caso do SMSBUS", acrescentou.

O SMSBUS está disponível em praticamente todas as linhas de oferta regular da STCP, com excepção das 2, 10, 55, 61, 64, 68, 69, 70, 94, Linha Zona Histórica (ZH), Aerobus e eléctricos 1 e 18, por condicionalismos técnicos de operação.

PUB