País
Aditivo alimentar E410 motiva alerta
A Direção-geral de Veterinária alerta para a existência no mercado de produtos alimentares contaminados com um aditivo feito com goma de alfarroba. Por toda a Europa, em vários lotes do aditivo alimentar E410 foi detetada a presença de um pesticida proibido potencialmente cancerígeno, o óxido de etileno.
O E410 é um pó branco usado como espessante em produtos como os gelados, por exemplo.
Os alimentos com este aditivo contaminado têm de ser retirados do mercado e os operadores têm de informar as autoridades sobre todos os produtos em que a goma de alfarroba adulterada foi utilizada.
A DECO lamenta a falta de informação mais detalhada sobre este caso e pede à Direção-geral de Veterinária que esclareça os consumidores com urgência sobre quais são os produtos em que que foi detetado o aditivo E410 contaminado.