Aeroporto no Montijo anunciado sem estudo de impacto ambiental

por RTP

O Governo deu luz verde a um novo aeroporto no Montijo, mas nunca disse ao país quais são as verdadeiras razões para que não exista até hoje um estudo de impacto ambiental que é essencial ao avanço da obra.

E as razões estão neste relatório a que o Sexta às 9 teve acesso.

Trata-se do resumo do primeiro estudo de impacto ambiental encomendado pela ANA aeroportos e que foi arrasado pela comissão de avaliação presidida pela Agência Portuguesa do Ambiente em julho do ano passado.

Para não ser chumbado, este estudo foi considerado em desconformidade e agora está a ser refeito.

Este relatório não tem sequer uma conclusão e não avalia questões estruturais como, por exemplo, o impacto do ruído sobre a mancha urbana mais afetada pelo novo aeroporto, que conta com mais de 35 mil pessoas que vivem em casas de fraca construção.

Foi por causa destas deficiências graves que a comissão de avaliação deu um parecer negativo ao estudo que será de novo submetido à Agência Portuguesa do Ambiente antes das eleições europeias, mais precisamente até ao final de março.

Vários especialistas e intervenientes nos diversos projetos para o novo aeroporto de Lisboa denunciam pressões inaceitáveis para o governo socialista cumprir metas eleitorais.
pub