Agência de Inovação estuda farda para motociclistas da BT GNR
O Governo solicitou à Agência de Inovação um estudo sobre a proposta da Brigada de Trânsito da GNR para criação de fardas específicas para os militares que circulam de mota, disse hoje um governante.
"A BT precisa de equipamento adequado para quem utiliza motociclos. Devemos pôr ao serviço dessa necessidade o melhor que temos, tanto na indústria, como na inovação", adiantou à agência Lusa José Magalhães, secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna.
Actualmente, os efectivos que circulam de moto utilizam as mesmas fardas que o resto do pessoal da BT.
Aquela força especial da GNR propôs à tutela a criação de uma nova farda, com maior protecção contra quedas, condições meteorológicas adversas e temperatura, à semelhança do que já acontece noutros países da Europa.
Segundo o secretário de Estado, a Agência de Inovação (ADI) deve ser consultada porque "é um departamento público que visa dar a conhecer o que há de melhor no panorama empresarial e científico" português.
"Deveria ter sido sempre assim", acrescentou, defendendo este tipo de consulta para encontrar soluções inovadoras para necessidades do Estado.
"Neste caso, importa saber o que de melhor se faz na nossa indústria têxtil", entre outras, "para encontrarmos os materiais mais adequados, com capacidade para funcionalidades acrescidas", sublinhou José Magalhães, acrescentando que recebeu a proposta a 26 de Julho e já desencadeou o processo junto da AdI.
"Tentaremos desenvolver o trabalho nas próximas semanas, mas o período de férias é complicado. Contamos atingir a velocidade cruzeiro no mês de Setembro, pois o Orçamento de Estado é entregue a 15 de Outubro e temos que estar prontos", concluiu.
Segundo informações da BT, em 2003 foram feitas 4.093 patrulhas em motociclos e em 2004 executadas 5.186.