Agência de Inovação estuda farda para motociclistas da BT GNR

O Governo solicitou à Agência de Inovação um estudo sobre a proposta da Brigada de Trânsito da GNR para criação de fardas específicas para os militares que circulam de mota, disse hoje um governante.

Agência LUSA /

"A BT precisa de equipamento adequado para quem utiliza motociclos. Devemos pôr ao serviço dessa necessidade o melhor que temos, tanto na indústria, como na inovação", adiantou à agência Lusa José Magalhães, secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna.

Actualmente, os efectivos que circulam de moto utilizam as mesmas fardas que o resto do pessoal da BT.

Aquela força especial da GNR propôs à tutela a criação de uma nova farda, com maior protecção contra quedas, condições meteorológicas adversas e temperatura, à semelhança do que já acontece noutros países da Europa.

Segundo o secretário de Estado, a Agência de Inovação (ADI) deve ser consultada porque "é um departamento público que visa dar a conhecer o que há de melhor no panorama empresarial e científico" português.

"Deveria ter sido sempre assim", acrescentou, defendendo este tipo de consulta para encontrar soluções inovadoras para necessidades do Estado.

"Neste caso, importa saber o que de melhor se faz na nossa indústria têxtil", entre outras, "para encontrarmos os materiais mais adequados, com capacidade para funcionalidades acrescidas", sublinhou José Magalhães, acrescentando que recebeu a proposta a 26 de Julho e já desencadeou o processo junto da AdI.

"Tentaremos desenvolver o trabalho nas próximas semanas, mas o período de férias é complicado. Contamos atingir a velocidade cruzeiro no mês de Setembro, pois o Orçamento de Estado é entregue a 15 de Outubro e temos que estar prontos", concluiu.

Segundo informações da BT, em 2003 foram feitas 4.093 patrulhas em motociclos e em 2004 executadas 5.186.

PUB