Agentes da PSP sem comunicações, comando desmente
Moita, Setúbal, 07 Fev (Lusa) - Os agentes da PSP da Baixa da Banheira efectuam serviço no conhecido bairro do Vale da Amoreira sem comunicações, disse à Lusa fonte da PSP, uma situação que é desmentida pelo Comando Distrital de Setúbal.
Com a reestruturação das forças policiais, a Baixa da Banheira, no concelho da Moita, passou para a PSP que herdou também a zona do Vale da Amoreira, um conhecido bairro problemático da Margem Sul.
Fonte da PSP garantiu hoje à Lusa que "existem várias anomalias no funcionamento do material. As comunicações não funcionam da esquadra para os carros e dos carros para a esquadra, os rádios não funcionam, o sistema informático não existe e os agentes utilizam os telemóveis pessoais para fazer os contactos".
Confrontado com esta informação, o comandante distrital da PSP, Matias David, afirmou à Lusa que as informações não correspondem à verdade, garantindo que os agentes têm ao seu dispor meios com qualidade e capacidade para dar resposta às ocorrências.
"Existe um sistema de comunicações portátil com rádio, telefone e computador que realizam todas as funções com capacidade e qualidade. O sistema fixo tem maior fiabilidade e estamos a aguardar que seja instalado", disse.
Matias David explicou que os agentes não são obrigados a usar o telemóvel pessoal e que se o fazem é por opção:"não é verdade que tenham de usar os telemóveis pessoais, podem-no fazer por opção. Eu por vezes também uso o telemóvel pessoal", explicou.
A mesma fonte da PSP referiu também que em vez de carros novos, os agentes utilizam no serviço viaturas velhas e que existem poucas condições de trabalho, que contribuem para uma desmotivação dos agentes.
O comandante garante que foram entregues três viaturas para a esquadra da Baixa da Banheira e que existem todas as condições objectivas para se trabalhar e que com o passar do tempo vão ser aumentadas.
"Entregámos uma vitória nova, uma semi-nova (com dois anos) e uma razoável (com cinco anos) para a Baixa da Banheira. Com a reestruturação procuramos equilibrar todas as áreas do distrito em meios materiais e humanos, com várias zonas a serem reforçadas em relação ao passado. A Baixa da Banheira conta com 47 agentes, um número superior ao que existia quando lá estava a GNR", explicou o comandante distrital da PSP.