Última Hora
Ministro das Finanças vai ser ouvido na comissão parlamentar de Orçamento

Agricultores manifestam-se em Beja contra políticas do Governo

por Lusa
Os agricultores voltam à rua, desta vez, em Beja Paulo Cunha - Lusa

As associações de agricultores voltam a manifestar-se esta quinta-feira, desta vez, em Beja sob o mote "Contra a incompetência de quem nos governa".

Em 2 de março, mais de 400 tratores circularam em marcha lenta nas Caldas da Rainha em protesto contra as políticas do Governo para o setor agrícola, naquela que a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) considerou a maior manifestação efetuada na região Oeste.

A manifestação convocada pela CAP visou mostrar que os agricultores “não são os grandes responsáveis pelo aumento dos preços dos alimentos”, já que estes “nem sequer ainda refletem o aumento dos custos” de produção, disse o presidente da confederação, Eduardo Oliveira e Sousa, na altura à agência Lusa.

“Os custos também aumentaram porque os agricultores não receberam as ajudas prometidas”, lamentou o presidente da CAP, lembrando que, enquanto os agricultores espanhóis “receberam ajudas nos combustíveis, nos fertilizantes e têm ajudas, agora, em relação ao problema da guerra (na Ucrânia)”, em Portugal o setor “teve que assimilar” o aumento dos custos de produção.

Os protestos dos agricultores, que evocam outras queixas, vão voltar a fazer-se ouvir, depois de hoje, dia 24, em Elvas, informou ainda Luis Mira, acrescentado que, além de manifestações, estão previstas outras formas de luta.

pub