Água regressa às torneiras de Évora
A população de Évora voltou a ter água nas torneiras depois de um dia de seca motivada pelo excesso de metais, principalmente alumínio, detectados na água da barragem de Monte Novo que abastece a cidade. O abastecimento de água aos cerca de 50 mil habitantes ficou normalizado hoje de manhã.
A situação começou a regressar à normalidade já ontem à noite e esta manhã a situação foi dada como resolvida embora em alguns casos ainda se registem situações, não de falta de água, mas de falta de pressão que serão ultrapassadas ao longo do dia.
A garantia foi dada já hoje pelo presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto Oliveira, que assegurou em declarações à RTP que os casos de falta de pressão que se estão a registar esta manhã apenas se estão a verificar nas zonas mais altas da cidade e numa altura em que se verifica um "pico de consumo".
O regresso da normalidade aconteceu ao longo de toda a noite, período em que foi possível a retoma do abastecimento público de água de forma gradual, a partir da albufeira do Monte Novo, com o enchimento dos depósitos que possibilitaram o regresso da água à rede de distribuição das zonas mais baixas para as mais altas da cidade.
Recorde-se que o abastecimento de água à cidade de Évora, principalmente no centro histórico, foi cortado às 23 horas de terça-feira quando foi detectado um excesso de metais, como o alumínio, na albufeira do Monte Novo motivado pelas grandes enxurradas registadas nos últimos dias com enormes caudais dos ribeiros que abastecem a barragem.