Al Gore apoia políticas de energias renováveis de Sócrates
O ex-vice-presidente norte-americano Al Gore sa iu hoje apressado do encontro com o primeiro-ministro português, mas ainda teve tempo para dizer que concordava com "muitas das iniciativas" do Governo de José Sócrates para as energias renováveis.
José Sócrates, a quem Al Gore chamou "presidente", aproveitou e explico u aos jornalistas a "longa conversa" que manteve, juntamente com os ministro do Ambiente, Nunes Correia, e da Economia, Manuel Pinho, com "número dois" de Bill Clinton na Casa Branca.
Pouco antes de entrar no carro, após o encontro, Al Gore afirmou que go stou "muito de visitar Portugal" e da "conversa com o presidente", referindo-se ao primeiro-ministro português.
O autor do filme "Uma Verdade Inconveniente" - "um filme absolutamente extraordinário", segundo Sócrates - e conhecido pela sua militância nas causas a mbientais fez um elogio à política de energias renováveis do executivo português , dizendo que apoia "muitas" delas.
José Sócrates ofereceu a Gore um livro, em inglês, sobre as opções do s eu executivo em matéria de energias renováveis e explicou aos jornalistas a sua ambição para esta área, para tornar o país menos dependente de combustíveis fóss eis, mais poluentes.
"As energias renováveis são a resposta para ligar energia e inovação", afirmou o ex-ministro do Ambiente no Governo de António Guterres, que nessa qual idade, há anos, conheceu Al Gore.
A meta de Portugal, reafirmou Sócrates, "é chegar a 2010 com 45 por cen to da energia renovável".
Sobre o filme "absolutamente extraordinário" de Al Gore, José Sócrates sublinhou ser um "dever dos políticos divulgar uma mensagem política para que os cidadãos tenham mais consciência do que podem fazer para responder a um problem a mundial" como é o das alterações climáticas.
Após a audiência, o gabinete do primeiro-ministro informou que, a exemp lo do que aconteceu em Espanha, onde o ex-vice-presidente esteve quarta-feira, t ambém em Portugal o filme de Gore vai ser distribuído pelas escolas com o object ivo de "sensibilizar os jovens para as temáticas do ambiente".
A decisão foi acertada entre José Sócrates e a ministra da Educação, Ma ria de Lurdes Rodrigues, pouco depois do encontro na residência oficial de São B ento.
O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore está hoje em Lisboa par a participar numa conferência - apenas para convidados - sobre alterações climát icas, que se realizou no Museu da Electricidade.
Após a saída de Bill Clinton da Casa Branca, Al Gore foi candidato do P artido Democrata nas presidenciais norte-americanas de 2000, em que foi derrotad o por escassa margem face a George W. Bush.
Autor do documentário "Uma Verdade Inconveniente", nomeado para a ediçã o deste ano dos Óscares, Al Gore foi indicado na semana passada para o Nobel da Paz 2007 pelos seus esforços para alertar a opinião pública mundial para os peri gos do aquecimento global.