Alberto João Jardim - 40 eleições sem derrotas
O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, apresentou publicamente o pedido de demissão do cargo que exercia há cerca de 30 anos.
Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim, nascido a 04 de Fevereiro de 1943, é lic enciado em direito pela Universidade de Coimbra.
Foi professor dos ensinos técnico e secundário, director do Centro de Form ação Profissional da Madeira e jornalista profissional, tendo sido director do m atutino regional Jornal da Madeira.
Durante o cumprimento do serviço militar, Jardim foi oficial de acção psicológi ca no Estado-Maior do Exército, em Lisboa e no quartel-general da Madeira.
Em termos de cargos comunitários, desde 1978 que é membro do congresso dos Pode res Locais e Regionais do Conselho da Europa, presidindo à delegação portuguesa.
De 1978 a 1996 foi presidente da Conferência das Regiões Periféricas da UE , do qual é chefe honorário.
O líder insular foi igualmente co-fundador da Assembleia das Regiões da Eu ropa e é, presentemente, vice-presidente do Partido Popular Europeu.
Jardim foi empossado a 16 de Novembro de 2004 como presidente do IX govern o madeirense, na sequência de mais vitória nas eleições legislativas regionais q ue aconteceram a 17 de Outubro desse ano, tendo reconduzido todos os elementos d o seu anterior executivo.
Pela primeira vez, em 30 anos da história da autonomia madeirense, Alberto João Jardim não cumpre um mandato até o fim.