Albino Aroso foi o médico que, segundo a DGS, mais influenciou a saúde dos portugueses

Lisboa, 26 dez (Lusa) -- O Diretor-Geral da Saúde, Francisco George, recorda Albino Aroso, hoje falecido, como "o médico português que mais influenciou o desenvolvimento da saúde de todos os portugueses".

Lusa /

"É o médico que mais contribuiu para a elevação do nível de saúde de Portugal", disse à Lusa Francisco George, que, em 2006, atribuiu a Albino Aroso o primeiro Prémio Nacional de Saúde.

Nascido em Vila do Conde, a 22 de fevereiro de 1923, Albino Aroso foi professor associado jubilado de Ginecologia no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto.

Albino Aroso é conhecido como o "pai" do planeamento familiar, uma vez que este assumiu, a nível nacional, "a liderança de opinião a favor do desenvolvimento do planeamento familiar, por estar consciente de que só por essa via Portugal poderia aspirar a uma efetiva política de saúde familiar integrada e integradora", segundo informação disponível no Portal da Saúde.

Para Francisco George, Albino Aroso foi "o homem que marcou e marca a grande viragem do nosso sistema de saúde, no sentido do progresso".

Albino Aroso foi um dos 65 médicos de todo o mundo que a Associação Médica Mundial escolheu para figurar na lista de clínicos mais dedicados a causas públicas no campo da saúde.

Tópicos
PUB