Albufeira do rio Arade é a única que pode ter problemas de escassez - Inag

A única albufeira em Portugal que poderá ter problemas de armazenamento de água é a do rio Arade (Silves), apesar de ter chovido "bastante abaixo da média" em Novembro, disse hoje uma responsável do Instituto da Água.

Agência LUSA /

"Em princípio, em termos de armazenamento, podemos ter problemas apenas no Arade, mas não faltará abastecimento de água às populações", declarou à Agência Lusa Cláudia Brandão, responsável do Instituto da Água (Inag).

Quando uma albufeira tem um défice de armazenamento, devido à falta de precipitação (quantidade de água depositada pela chuva), a rega é a primeira a ser afectada, para salvaguardar o abastecimento às populações, explicou.

"Ainda é cedo para sabermos se pode ou não haver problemas. O mês de Novembro foi bastante abaixo da média [ao nível da precipitação], mas o de Outubro foi bastante acima da média e Janeiro e Fevereiro costumam ser meses chuvosos", acautelou Cláudia Brandão.

"Das 44 albufeiras monitorizadas, comparando os armazenamentos de Novembro de 2004 e as médias de armazenamento de Novembro (do período 1990/2000), as reservas actuais apresentam-se superiores à media, com excepção das bacias do Cavado, Arade, Douto, Lima, Mira e Mondego", segundo o sistema de inventário de recursos hídricos disponível na página da Internet do Inag.

Das bacias dos seis rios referidos como tendo mais baixas reservas de água em relação à média, apenas o valor do Arade é significativo.

No mês de Novembro, o último de que há dados, a capacidade de armazenamento da albufeira do Arade era de 13,8 por cento, quando a média dos anos anteriores é de 36,4 por cento.

PUB