Albufeira do rio Arade é a única que pode ter problemas de escassez - Inag
A única albufeira em Portugal que poderá ter problemas de armazenamento de água é a do rio Arade (Silves), apesar de ter chovido "bastante abaixo da média" em Novembro, disse hoje uma responsável do Instituto da Água.
"Em princípio, em termos de armazenamento, podemos ter problemas apenas no Arade, mas não faltará abastecimento de água às populações", declarou à Agência Lusa Cláudia Brandão, responsável do Instituto da Água (Inag).
Quando uma albufeira tem um défice de armazenamento, devido à falta de precipitação (quantidade de água depositada pela chuva), a rega é a primeira a ser afectada, para salvaguardar o abastecimento às populações, explicou.
"Ainda é cedo para sabermos se pode ou não haver problemas. O mês de Novembro foi bastante abaixo da média [ao nível da precipitação], mas o de Outubro foi bastante acima da média e Janeiro e Fevereiro costumam ser meses chuvosos", acautelou Cláudia Brandão.
"Das 44 albufeiras monitorizadas, comparando os armazenamentos de Novembro de 2004 e as médias de armazenamento de Novembro (do período 1990/2000), as reservas actuais apresentam-se superiores à media, com excepção das bacias do Cavado, Arade, Douto, Lima, Mira e Mondego", segundo o sistema de inventário de recursos hídricos disponível na página da Internet do Inag.
Das bacias dos seis rios referidos como tendo mais baixas reservas de água em relação à média, apenas o valor do Arade é significativo.
No mês de Novembro, o último de que há dados, a capacidade de armazenamento da albufeira do Arade era de 13,8 por cento, quando a média dos anos anteriores é de 36,4 por cento.