Alentejo Litoral vai ter portal ainda este ano para promover região
O Alentejo Litoral vai dispor de um portal na Internet, num projecto de um milhão de euros que deverá estar a funcionar até ao final do ano, com o objectivo de promover aquela região junto dos cibernautas.
O novo portal pretende promover a região do litoral alentejano, que envolve os concelhos Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira, anunciaram hoje os promotores.
O portal constitui uma das iniciativas da Regi - Planeamento e Desenvolvimento Regional, uma empresa intermunicipal sedeada em Sines e criada em Março de 2005 pela Associação de Municípios do Litoral Alentejano (AMLA).
"O Centro de Dados Regional vai alojar na Internet, além dos sítios das cinco autarquias, o Portal Regional do Alentejo Litoral e outras páginas temáticas", explicou hoje à agência Lusa Ana Massano, administradora executiva da Regi, empresa que está a executar o projecto Região Digital do Litoral Alentejano (RDLA).
Segundo a responsável, o projecto, actualmente em fase de adjudicação, deverá entrar em funcionamento no último trimestre deste ano e terá sede em Grândola.
Além de reforçar a identidade da região através da uniformização das páginas da Internet dos cinco municípios, o projecto, segundo Ana Massano, poderá "funcionar como uma `alavanca` para o desenvolvimento do Litoral Alentejano".
"Além de agregar projectos, o Centro de Dados funcionará como um catalisador para o surgimento de outros, agilizando a economia regional e contribuindo para a consolidação da imagem e identidade territoriais do Alentejo Litoral", vincou.
Entre as vantagens do projecto, a responsável indicou ainda a competitividade tecnológica e económica e a publicação de websites e outras actividades junto dos agentes regionais.
O Centro de Dados Regional está integrado no projecto "Cidades e Regiões Digitais", financiado pelo Programa Operacional da Sociedade da Informação.