Alex não está a afetar Açores mas alerta mantém-se

O arquipélago dos Açores estão sob alerta vermelho devido à aproximação do furacão Alex. A Proteção Civil dos regional não registou quaisquer ocorrências durante a madrugada desta sexta-feira.

Antena 1 /

Foto: NASA

Ao início da manhã, José Dias, presidente do serviço regional de Proteção Civil, fez à Antena 1 o ponto da situação. O furacão desloca-se a 36 quilómetros por hora. Os ventos sopram a mais de 120 quilómetros por hora.


“Não tivemos até ao momento qualquer tipo de registo de ocorrência relacionado com o mau tempo, mas mantêm-se os avisos em vigor. A tempestade mantém as mesmas características de furacão.”

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera afirma que o furacão Alex mantém as características previstas, apesar de apresentar indícios "de algum enfraquecimento".

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera mantém a previsão de chuva forte, ventos com rajadas que podem atingir os 160 quilómetros por hora e ondas com altura máxima de 18 metros nas ilhas da Graciosa, Faial, Pico, São Jorge e Terceira.

O grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) será afetado com menos intensidade. O vento neste grupo pode soprar na ordem dos 130 quilómetros hora. De acordo com a NASA, este fenómeno meteorológico não acontece no Atlântico há já 78 anos.
PUB