Alexandre Quintanilha deixa liderança do IBMC
Porto, 03 Abr (Lusa) - O cientista Alexandre Quintanilha abandonou a liderança do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) da Universidade do Porto, que exercia há 16 anos, sendo substituído por Claudio Sunkel, que desempenhava as funções de vice-director.
A nova direcção deste importante centro de investigação continuará, no entanto, a contar com Alexandre Quintanilha, que passa a exercer o cargo de vice-director, além de integrar o Conselho Executivo do IBMC.
Desta forma, segundo um comunicado enviado à Lusa, pretende-se assegurar "um processo de transição coordenado e estável".
Alexandre Quintanilha, um dos rostos mais mediáticos da investigação científica em Portugal, liderou o IBMC durante 16 anos, transformando-o num dos maiores institutos de investigação do país.
Cláudio Sunkel, que exercia há nove anos as funções de vice-director, é também um investigador de méritos reconhecidos, sendo o autor de descobertas que estão na origem de diversas linhas de investigação ligadas a novas terapias do cancro.
O programa apresentado pela nova direcção do IBMC aponta para uma política científica mais agressiva, como resposta ao crescente nível de competitividade existente no contexto internacional.
"Temos que fazer frente aos novos desafios se queremos que Portugal se implante definitivamente no mapa internacional da investigação científica", salientou Cláudio Sunkel.
O IBMC, concebido como uma instituição de pesquisa multidisciplinar, desenvolve a sua actividade em cinco áreas principais, que incluem as doenças genéticas, doenças infecciosas, imunologia e neurociência.
O instituto possui mais de 25 grupos de investigação, envolvendo duas centenas de estudantes de graduação.