Algarve vai ter este Verão a maior montanha russa de água da Europa

O parque aquático Aquashow, no Algarve, anunciou hoje que deverá abrir em Junho a maior montanha russa de água da Europa, com 740 metros de comprimento, dentro e fora de água, e 23,5 metros de altura.

Agência LUSA /

A estrutura já se encontra em fase de conclusão e aguarda o licenciamen to oficial, o que, esperam os responsáveis, deverá ocorrer ainda antes do Verão.

Concebida como uma diversão para toda a família - logo, sem loopings - a nova atracão daquele parque aquático de Quarteira promete contudo uma velocida de de ponta de mais de 70 quilómetros por hora e, garante a administração, "muit a emoção, adrenalina e felicidade".

Enquanto o divertimento não entra em funcionamento, a maior montanha ru ssa de água da Europa situa-se no Europa Park, em Rust, Alemanha, e tem o mesmo comprimento mas "menos alguns centímetros de altura" da que está em fase de conc lusão no Algarve, disse à Lusa o coordenador do projecto, Júri Tietzen.

Observou que as duas estruturas têm formato idêntico e são construídas pela mesma companhia, a empresa alemã Mack Rides GmbH & Co. kG, líder no desenvo lvimento e construção de equipamento para parques temáticos, com 225 anos de existência.

Representando um investimento de 10 milhões de euros, o projecto tem ca pacidade para transportar 890 pessoas por hora - em 10 barcos com lotação máxima para oito pessoas cada - num trajecto dentro e fora de água, que demora cinco m inutos e 23 segundos a percorrer.

O trajecto, hoje apresentado à comunicação social, inclui duas viagens dentro de água em "formato flutuante" (sem carris), intercalado por duas subidas à estrutura metálica e dois túneis com água.

A maior montanha russa de água do mundo situa-se no parque de diversões Sea World, em Orlando, Florida, sendo mais baixa que as duas maiores europeias - tem 23 metros - mas é mais comprida, com 846 metros, mais 106 metros que a ale mã e a portuguesa.

Segundo os responsáveis do parque algarvio, os testes da estrutura, a c argo da empresa certificadora internacional TUV Sud, começam a 18 de Abril, deve ndo estar concluídos dez dias depois.

A TUV Sud deverá entregar a chave da diversão aos proprietários do Aqua show a 21 de Maio, precisou o coordenador do projecto, que espera ainda o licenc iamento por parte das autoridades portuguesas, já requerido à Câmara Municipal d e Loulé.

"Se tudo correr bem, a montanha deve abrir ao público em Junho", disse, assegurando que a certificação da TUV Sud "é, só por si, uma garantia de qualidade e de segurança", dados os exigentes critérios daquela empresa certificadora.

O novo divertimento insere-se num novo espaço de 46 mil metros quadrado s a abrir ao público este ano, que se acrescentará aos 56 mil metros já existent es, e deverá atrair ao Aquashow - crêem os responsáveis - cerca de um milhão de visitantes este ano, o dobro do ano passado.

Além daquele divertimento, o Aquashow - inaugurado há cinco anos - tem várias outras atracções aquáticas, entre as quais uma piscina de ondas, e jardin s de pássaros exóticos, com espectáculos diários de aves de rapina.


PUB