Alimentação artificial das praias da Caparica deve estar concluída em Setembro

A empresa dinamarquesa Rhode Nielsen iniciou a alimentação artificial das praias da Costa da Caparica que visa criar condições para a prática balnear e reforçar as areias de suporte dos esporões.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Com um custo global de 2,89 milhões de euros, sendo 1,7 milhões de euros suportados pela sociedade Costa Polis e o restante pela Administração do Porto de Lisboa, o enchimento das praias, que começou hoje às 00:00 com a descarga de dois mil metros cúbicos de areia a cada período de quatro horas na Praia do Primoroso.

No total, as praias da Costa da Caparica deverão receber cerca de 500 mil metros cúbicos de areias dragadas no canal de navegação da barra de Lisboa.

Segundo o presidente do INAG, Orlando Gomes, a reposição de areias vai ser feita em períodos de uma semana, de acordo com a calendarização previamente definida, que teve início hoje de madrugada com o enchimento da Praia do Primoroso e que deverá estar concluída a 26 de Julho.

Segue-se a Praia do CDS (27 Julho a 3 de Agosto), Praia de Santo António (04 a 11 de Agosto) e a Praia do Clube de Campismo de Lisboa (12 a 19 de Agosto). De 20 de Agosto a 15 de Setembro será feita a recarga de areias nas três praias situadas entre o INATEL e o Bar Sabor.

Cada uma das praias só será interditada ao público durante a semana em que estiverem a decorrer as operações de reposição de areias.

Segundo o presidente do INAG, Orlando Borges, "é previsível que parte destas areias sejam arrastadas para a Praia de São João da Caparica, pelo que deverá haver uma operação de recarga dentro de um ano".

"Estas obras não podiam ser realizadas durante o Inverno devido à instabilidade do mar nessa altura do ano mas houve a preocupação de minimizar as consequências, uma vez que cada praia só estará interdita durante uma semana", frisou Orlando Borges, que falava à Lusa durante uma visita às praias que antecedeu uma reunião de trabalho da Comissão de Acompanhamento das Praias da Costa de Caparica.

Satisfeita com a forma como as obras estão a decorrer, a governadora civil do Distrito de Setúbal, Teresa Almeida, desejou "que o reforço do paredão e o enchimento das praias seja suficiente para evitar os problemas que ocorreram com as marés vivas do último Inverno" e que chegaram a ameaçar o parque de campismo do Clube de Campismo de Lisboa.

Para a presidente da Câmara de Almada, Maria Emília de Sousa, o início dos trabalhos de reposição de areias representa um "marco muito positivo para a Costa da Caparica, porque se trata da concretização dos compromissos que foram sendo estabelecidos pelos governantes com as autoridades locais".

Maria Emília de Sousa congratulou-se também com a forma como estão a decorrer as obras de reforço do paredão em frente ao Clube de Campismo de Lisboa, que deverão ser dadas como concluídas durante a próxima semana.


PUB