Almeida Santos na inauguração de Universidade Jean Piaget na Beira

O presidente do Partido Socialista de Portugal, António Almeida Santos, participa na quarta-feira na inauguração da Universidade Jean Piaget, na cidade da Beira, centro de Moçambique, numa cerimónia presidida pelo chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza.

Agência LUSA /

Almeida Santos, que viveu em Moçambique entre 1953 e 1974, vai proferir uma lição de sapiência sobre o tema "A difícil consolidação do Estado nos países africanos", segundo divulgou hoje a instituição académica portuguesa.

A Universidade Jean Piaget da Beira já está a leccionar cursos de Direito, Economia e Gestão, Engenharia de Sistemas e Sociologia, sendo Moçambique o terceiro País Africano de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) onde a instituição inaugura um estabelecimento de ensino superior.

Antes, o Instituto Jean Piaget abriu universidades em Angola e Cabo Verde.

Na cerimónia de inauguração, Armando Guebuza e o presidente do Instituto Piaget, Oliveira Cruz, irão plantar dois embondeiros, "num gesto simbólico que assinala da melhor forma o início deste novo e importante ciclo na vida do Instituto", refere a nota de imprensa.

Almeida Santos encontra-se em Moçambique desde quarta-feira passada para uma série de actividades académicas promovidas pelo Instituto Superior e Politécnico Universitário (ISPU) e pelo Instituto Piaget.

Além de eventos de carácter académico, o presidente do PS e antigo presidente da Assembleia da República está também em negociações sobre a instalação no país da Mozcapital, ligada à Geocapital, do empresário macaense Stanley Ho.

A Mozcapital pondera abrir um banco de desenvolvimento para o financiamento de actividades no vale do Zambeze, onde se situa a Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), empreendimento também apontado como alvo de possíveis investimentos por parte de Stanley Ho.

PUB