Almeida Santos recebe grau de doutor "honoris causa"
Coimbra, 09 Dez (Lusa) - O antigo presidente da Assembleia da República Almeida Santos é distinguido hoje, na Universidade de Coimbra (UC), com o grau de doutor "honoris causa".
Ex-aluno da Faculdade de Direito da UC, que propôs ao Senado universitário o seu doutoramento honorífico, o jurista e presidente do PS António de Almeida Santos, de 81 anos, vai receber as insígnias doutorais na Sala dos Capelos, durante uma cerimónia presidida pelo reitor, Seabra Santos, que começa às 10:30.
A atribuição do grau de doutor visa distinguir "a sua formação humanista, empenho cívico e cultural, verticalmente moral, com que sempre desempenhou os altos cargos para os quais foi nomeado".
Numa nota do seu Gabinete de Comunicação e Identidade, a Universidade de Coimbra realça ainda a acção de Almeida Santos "em prol do desenvolvimento do país e o relevo que atingiu como figura nacional de referência".
Almeida Santos terá como apresentante o professor de Direito Constitucional Joaquim Gomes Canotilho.
Caberá a António Avelãs Nunes, vice-reitor da UC, fazer o elogio do doutorando, enquanto o professor António Pinto Monteiro fará o elogio do apresentante.
Estes oradores são todos docentes da Faculdade de Direito (FDUC), onde Almeida Santos concluiu a licenciatura em 1950.
No período em que estudou na cidade, entre 1945 e 1950, o doutorando, natural do concelho de Seia, foi presidente da Secção Cultural da Associação Académica de Coimbra (AAC).
Pertenceu, como guitarrista, cantor e orador, ao Orfeon Académico de Coimbra e à Tuna Académica, dois organismo autónomos que integram a AAC.
Actualmente, integra o Consilium da Alumni (Associação dos Antigos Estudantes da FDUC), sendo ainda presidente da assembleia-geral da Associação Académica de Coimbra - Organismo Autónomo de Futebol.
O doutoramento "honoris causa" de Almeida Santos foi deliberado em reunião do Senado da UC, no dia 11 de Julho.
CSS.
Lusa/Fim