Alo_Digital vai unir em rede quatro municípios por 4,6 milhões de euros

O projecto ALO_Digital vai unir em rede até ao final de 2006 os concelhos de Loures, Odivelas, Amadora e Vila Franca de Xira, num investimento total de 4,6 milhões de euros que beneficiará mais de 600 mil ha bitantes.

Agência LUSA /

Este projecto, apresentado hoje em Santa Iria da Azóia, Loures, será su bsidiado em 75 por cento pelo fundo europeu FEDER e pelo Orçamento de Estado e 2 5 por cento pelos municípios aderentes.

As quatro autarquias criaram a Associação ALO_Digital com o objectivo d e desenvolver uma região digital - "rede de infra-estruturas digitais, instituiç ões e competências que dão suporte à criação, acumulação e difusão de conhecimen to sobre determinado território", explicou o gestor do projecto, Luís Feliz, dur ante a sua apresentação.

Segundo Luís Feliz, o ALO_Digital abrange três áreas de investimento: o governo electrónico em banda larga, as acessibilidades e as infra-estruturas.

Sites Internet autárquicos, modernização do atendimento por via electró nica, redes internas nas diversas autarquias, informação geográfica, compras ele ctrónicas, pontos de acesso municipais à banda larga e redes camarárias de banda larga são alguns dos subprojectos delineados para a área do governo electrónico .

O gestor do projecto salientou a importância da informação georeferenci ada, que pretende "proporcionar aos cidadãos informação de natureza territorial" , como por exemplo a consulta do Plano Director Municipal ou de um Roteiro Digit al de ruas "on-line".

Este subprojecto permitirá ainda aos munícipes saber qual a escola, cen tro de saúde, farmácia ou esquadra de polícia que serve a sua zona de residência e explorar o território através de fotografia aérea e cartografia.

A área das infra-estruturas será garantida pelo Centro Tecnológico Únic o (CTU), comum aos quatro municípios e que engloba os equipamentos e softwares n ecessários para suportar o ALO_Digital.

Já as acessibilidades serão garantidas pelo subprojecto "Pontos de aces sos municipais de banda larga", que vai permitir o acesso dos cidadãos à Interne t através de equipamentos móveis ou postos fixos com acesso wireless (sem fios).

Neste caso o ALO_Digital prevê a construção de uma rede de pontos de acesso sem fios.


PUB