Alo_Digital vai unir em rede quatro municípios por 4,6 milhões de euros
O projecto ALO_Digital vai unir em rede até ao final de 2006 os concelhos de Loures, Odivelas, Amadora e Vila Franca de Xira, num investimento total de 4,6 milhões de euros que beneficiará mais de 600 mil ha bitantes.
Este projecto, apresentado hoje em Santa Iria da Azóia, Loures, será su bsidiado em 75 por cento pelo fundo europeu FEDER e pelo Orçamento de Estado e 2 5 por cento pelos municípios aderentes.
As quatro autarquias criaram a Associação ALO_Digital com o objectivo d e desenvolver uma região digital - "rede de infra-estruturas digitais, instituiç ões e competências que dão suporte à criação, acumulação e difusão de conhecimen to sobre determinado território", explicou o gestor do projecto, Luís Feliz, dur ante a sua apresentação.
Segundo Luís Feliz, o ALO_Digital abrange três áreas de investimento: o governo electrónico em banda larga, as acessibilidades e as infra-estruturas.
Sites Internet autárquicos, modernização do atendimento por via electró nica, redes internas nas diversas autarquias, informação geográfica, compras ele ctrónicas, pontos de acesso municipais à banda larga e redes camarárias de banda larga são alguns dos subprojectos delineados para a área do governo electrónico .
O gestor do projecto salientou a importância da informação georeferenci ada, que pretende "proporcionar aos cidadãos informação de natureza territorial" , como por exemplo a consulta do Plano Director Municipal ou de um Roteiro Digit al de ruas "on-line".
Este subprojecto permitirá ainda aos munícipes saber qual a escola, cen tro de saúde, farmácia ou esquadra de polícia que serve a sua zona de residência e explorar o território através de fotografia aérea e cartografia.
A área das infra-estruturas será garantida pelo Centro Tecnológico Únic o (CTU), comum aos quatro municípios e que engloba os equipamentos e softwares n ecessários para suportar o ALO_Digital.
Já as acessibilidades serão garantidas pelo subprojecto "Pontos de aces sos municipais de banda larga", que vai permitir o acesso dos cidadãos à Interne t através de equipamentos móveis ou postos fixos com acesso wireless (sem fios).
Neste caso o ALO_Digital prevê a construção de uma rede de pontos de acesso sem fios.