Alojamento Local analisa propostas do Governo

por Lusa
Os promotores do Alojamento Local contestam propostas do Governo Pedro A. Pina-RTP

A Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP) promove esta quinta-feira uma conferência de imprensa sobre o programa Mais Habitação, que prevê a suspensão de novos registos até 31 de dezembro de 2030, com exceção das zonas para alojamento rural.

A proposta do Governo neste setor determina ainda que os registos de alojamento local em vigor à data da entrada da lei caducam em 31 de dezembro de 2030 e são renováveis por cinco anos, a partir da mesma data.

Segundo a ALEP, a aplicação destas medidas vai levar para o desemprego 55.000 famílias e à falência de pequenas e médias empresas que dependem direta ou indiretamente do setor.

Por outro lado, considera a associação, as propostas do Governo ignoram o trabalho que vinha a ser feito com e nas autarquias a fim de se criar um equilíbrio de novos registos de alojamento local.

O Governo aprova hoje em Conselho de Ministros uma parte dos diplomas relacionados com o programa Mais Habitação, designadamente os relativos aos apoios ao crédito à habitação e às rendas. As propostas relativas ao alojamento local deverão ser aprovadas apenas no dia 30.

pub