Aluguer de carros menos poluentes disponível em Lisboa, Porto e Faro

A associação ambientalista Quercus e as empresas AVIS e Honda vão lançar hoje um projecto de aluguer de automóveis menos poluentes nas cidades de Lisboa, Porto e Faro, segundo os promotores da iniciativa.

Agência LUSA /

Numa primeira fase vão estar disponíveis nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro um total de 25 carros híbridos - com motor a gasolina e motor eléctrico -, viaturas que permitem reduzir o consumo de combustível e as emissões poluentes, sublinhou à Agência Lusa o dirigente da Quercus Francisco Ferreira.

Para incentivar a procura deste tipo de carros, o aluguer de um híbrido vai custar o mesmo do que o do carro mais barato de toda a frota da AVIS - multinacional de aluguer de automóveis -, disse à Lusa director da empresa em Portugal, Humberto do Carmo.

"Esta é uma iniciativa inédita em toda a Europa e esperamos que tenha muita aceitação", sublinhou o responsável, acrescentando que uma meta "muito boa" seria ter dentro de um ano 100 veículos híbridos para aluguer.

A AVIS vai ainda começar a colocar dentro dos carros para alugar um folheto com conselhos para uma condução mais ecológica.

A manutenção da velocidade, as acelerações progressivas e antecipações de redução de velocidade são alguns conselhos práticos que podem ajudar a diminuir o consumo de combustível e, logo, a ter uma condução mais amiga do ambiente.

"Uma condução mais cuidadosa pode traduzir-se numa diferença de menos dois ou três litros por 100 quilómetros percorridos", frisou Francisco Ferreira.

Em Portugal apenas duas marcas comercializam dois modelos cada com veículos híbridos, a Honda e a Toyota, mas o ambientalista estima que dentro de poucos anos esta seja uma tecnologia alargada a muitas outras marcas.

"Comprar um carro híbrido tem muitas vantagens, não só de poupança de combustível, mas também porque pode haver um abatimento até 40 por cento no imposto automóvel", acrescentou.

Segundo o ambientalista, os veículos híbridos têm uma prestação idêntica à dos outros automóveis em termos de velocidade e "ainda permitem aproveitar os desperdícios de energia".

"Não consome combustível quando o carro está parado e aproveita os desperdícios de energia quando se trava ou arranca", exemplificou.

Por isso, as baterias da parte do motor eléctrico não exigem qualquer tipo de manutenção ao utilizador, já que são carregadas automaticamente nos processos de desaceleração ou travagem.

PUB