Aluna da Carolina Michaelis vai ser transferida

A Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) confirmou a decisão do Conselho Executivo da secundária Carolina Michaelis de transferir para outra escola a aluna envolvida numa cena de violência com uma professora por causa de um telemóvel.

RTP /
Pais da aluna já foram informados da decisão da DREN RTP

A DREN não especificou para que escola a aluna será transferida. Uma das hipóteses é que a estudante seja transferida para um estabelecimento escolar do concelho de Matosinhos, onde reside.

O aluno que filmou a cena de violência contra a professora de Francês - e que a colocou a circular na Internet - está reunido com o Conselho Executivo da escola. Na reunião será comunicada ao aluno a decisão relativamente à sua presença na Carolina Michaelis, ou eventual transferência para outro estabelecimento de ensino.

A professora regressa à escola já na próxima segunda-feira, depois das férias da Páscoa.

Segundo o Correio da Manhã, a professora terá autorizado os alunos a manterem os telemóveis ligados, permitindo-lhes inclusivamente que ouvissem música. A aluna em causa terá atendido uma chamada da mãe, o que a professora considerou um abuso, tendo então pedido o telemóvel, revela o jornal.

Também o Tribunal de Família e Menores de Matosinhos vai avaliar o caso. O procurador Manuel Santa, do Tribunal de Família e Menores do Porto, afirmou que “o processo vai decorrer na comarca de Matosinhos porque a aluna pertence a esse concelho”.

“O inquérito tutelar educativo deverá ser aberto rapidamente pela colega de Matosinhos”, acrescentou.

Este inquérito servirá para apurar se a aluna em causa praticou actos ilícitos que poderão ser punidos pelo crime de ofensa à integridade física da docente. Manuel Santa precisou que a lei determina um prazo máximo de três meses para a conclusão do inquérito.
PUB