Alunos de Boticas já têm aulas de inglês há três anos

As crianças das escolas primárias de Boticas, Vila Real, aprendem inglês há três anos, tendo- se antecipado, assim, à intenção do Governo de introduzir a nível nacional o ensino daquela língua no 1º ciclo do ensino básico.

Agência LUSA /

O presidente da Câmara de Boticas, Fernando Campos, disse hoje que o inglês é leccionado às crianças que frequentem o 3º e 4º anos dos estabelecimentos do primeiro ciclo do ensino básico do concelho há três anos, uma iniciativa que surgiu no âmbito do projecto "Crescer e Aprender".

Este projecto integra um conjunto de actividades extra- curriculares, entre as quais o ensino do inglês, educação física ou musical, uma decisão que se deveu às "crescentes necessidades com que as crianças se irão deparar no contexto da União Europeia, onde o domínio da língua inglesa se torna fundamental", disse o autarca.

Cerca de 300 crianças de todo o concelho são abrangidas por esta medida, deslocando-se semanalmente à sede da vila de Boticas, para terem uma aula desta língua estrangeira.

"Há muito que entendemos ser fundamental ministrar conhecimentos básicos de inglês às nossas crianças, que lhe permitam familiarizarem-se mais cedo com a língua e possibilitando-lhes um maior domínio da mesma no futuro".

Fernando Campos congratulou-se por a sua autarquia ter sido "pioneira" na introdução desta medida, que o Governo socialista pretende implementar a nível nacional já a partir do próximo ano lectivo 2005/2006.

"Está provado que a iniciativa que tomámos foi a mais correcta, antecipando-nos ao que deverá vir a ser uma realidade em todo o país, o que só prova que no interior do país, longe dos centros de decisão, também estamos atentos a estas questões e sempre prontos para melhorar a qualidade do ensino e do futuro das nossas crianças", salientou o autarca.

O Ministério da Educação disse segunda-feira à Lusa que cerca de duas mil escolas do 1º ciclo do ensino básico vão leccionar a disciplina de inglês aos alunos do 3º e 4º anos de escolaridade já a partir do próximo ano lectivo.

Estas escolas de vários pontos do país e integradas em agrupamentos avançam assim com um projecto que abrangerá cerca de 50 mil crianças do 3º e 4º anos de escolaridade.

Os alunos terão a disciplina três horas por semana em regime extra-curricular, em princípio leccionada por professores do 2º ciclo.

A medida, segundo o Ministério da Educação, será depois gradualmente implementada na totalidade das escolas do 1º ciclo do ensino básico até 2009.

PLI.

Lusa/Fim


PUB