Alunos do 9º ano da escola D.Sancho II já têm aulas de matemática

Os cerca de 70 alunos de três turmas do 9º ano da Escola D. Sancho II, em Alijó, voltaram a ter aulas de matemática depois de um mês sem professor nesta disciplina, disse hoje fonte do Conselho Executivo (CE) do estabelecimento de ensino.

Agência LUSA /

Margarida Cascarejo, vice-presidente do CE, disse hoje à agência Lusa que os alunos estiveram sem aulas de matemática desde o início do terceiro período porque o professor titular da disciplina adoeceu.

Segundo a responsável, só foi possível encontrar uma professora substituta na semana passada, a qual veio de Aveiro e começou a dar aulas sexta-feira.

"Esta professora vai ficar na escola durante um mês e, depois do regresso do professor titular que se encontra de baixa, irá trabalhar com este docente de forma a compensar os alunos pelas aulas perdidas", salientou a responsável.

Margarida Cascarejo garantiu que, mesmo depois do fim das aulas, a 09 de Junho, os alunos destas três turmas do 9º ano vão ter aulas de compensação "para recuperar o tempo perdido", até à realização dos exames nacionais, a 21 de Junho.

A responsável frisou que, quando o professor titular da disciplina de matemática adoeceu, a escola "de imediato tentou encontrar uma solução".

No entanto, todos os outros professores de matemática da escola tinham uma grande sobrecarga horária para poderem assumir estas turmas, por isso a escola avançou para a colocação cíclica de professores.

"No entanto, os três professores que foram colocados em regime de substituição recusaram o lugar", salientou a responsável.

Por causa desta situação, os pais e encarregados de educação realizaram um protesto simbólico na semana passada, que levou ao encerramento dos portões deste estabelecimento de ensino durante cerca de uma hora.

Os pais consideraram a situação "insustentável" porque os alunos têm que realizar exames nacionais dentro de um mês.


PUB