Alunos Medicina e Enfermagem criam serviço saúde Festas Enterro Gata
Os alunos de medicina e enfermagem da Universidade do Minho montaram um serviço de saúde para apoiar os 18 mil colegas que participam nas Monumentais Festas Académicas do Enterro da Gata que começam, disse à Lusa fonte associativa.
O presidente da Associação Académica, Roque Teixeira, adiantou que o se rviço de saúde funcionará no "Gatódromo" de Braga, o recinto onde vão decorrer o s espectáculos das Festas e onde são esperadas oito mil pessoas por dia, cerca d e 60 mil numa semana.
"É previsível que aconteça algum pequeno problema, nem que seja o dos e feitos de um copo a mais", referiu, salientando que a organização também preparo u testes de alcoolemia para quem quiser saber se pode, ou não, conduzir.
As festas académicas do Enterro da Gata arrancam no Largo do Paço, onde está sedeada a Reitoria, com o Velório da Gata, seguido de serenata.
O caixão com o corpo da defunta chega à estação de a CP pelas 22:00, se guindo depois em cortejo fúnebre até ao Largo do Paço.
O "Enterro da Gata" é uma tradição estudantil de Braga que remonta a 18 89, quando os estudantes do extinto Colégio de São Paulo saíram à rua, em cortej o fúnebre, para enterrar uma gata no parque de São João da Ponte. A gata simboli zava o ano lectivo, ou seja, os estudantes enterravam a eventual reprovação nos exames, o "chumbo".
Antes de falecer, "por amor da Academia", a Gata deixa o seu testamento em verso, devidamente editado, e onde critica ás entidades públicas, civis e re ligiosas das cidades de Braga e Guimarães e do país.
As festas englobam os 15 mil alunos da Universidade do Minho e os três mil do pólo local da Universidade Católica. Estão orçadas em 300 mil euros, deco rrendo até 20 de Maio.
Roque Teixeira adiantou que a criação do Dia da Beneficência, na terça- feira, com recolha de fundos e bens para duas instituições regionais, é a novida de das Festas Académicas do "Enterro da Gata" da Universidade do Minho, revelou fonte da instituição.
O Dia da Beneficência - acrescentou - envolve uma recolha de alimentos e de ofertas em Braga e em Guimarães.
à noite, nos bares da AAUM, 10 por cento das receitas revertem a favor de instituições das duas cidades.
Sábado haverá a cerimónia de Imposição de Insígnias e a missa de finali stas dos cursos sedeados em Braga.
No dia 14 de Maio será a vez dos cursos do pólo de Guimarães celebrarem a missa de finalistas, na igreja de S. Pedro de Azurém, e de terem as suas insí gnias no hall central do pólo de Azurém.
Uma prova de orientação e um mega-jantar académico são as actividades p rogramadas para 15 de Maio.
Um dos pontos altos do "Enterro da Gata" é o cortejo, na quarta-feira, que tem como tema central "Os Desejo da Gata".
Segundo Hélio Roque, "antes de falecer, a Gata expressou os seus último s desejos entre os quais o de que o processo de Bolonha seja concretizado da mel hor forma possível, que sejam construídas as ansiadas novas infra-estruturas da UM e que o Governo dê um financiamento suficiente às universidades".
O programa consagra ainda o dia 19 ao arraial minhoto, no Santoinho, em Viana do Castelo e, dia 20, a encerrar, o Baile de Finalistas.
Na vertente musical, o líder associativo referiu que os concertos no Ga tódromo do pólo de Braga são abertos por Pedro Abrunhosa, a 13 de Maio, noite em que actuam ainda os Squeeze Theeze Pleeze.
No domingo, dia 14, o destaque vai para os The Rasmus, no único espectá culo que efectuam em Portugal. A antecedê-los tocam ainda a Augustuna e os Fonzi e.
No dia 15 de Maio a animação começa com a tuna Afonsina, seguindo-se em palco os Wraygun e os Blasted Mechanism.
A noite de 16 é preenchida com a Azeituna, Melo D e Boss AC, e no dia 1 7 de Maio cantam Jaimão e Quim Barreiros.
A fechar o cartaz, no dia 18, regista-se o regresso dos Xutos e Pontapé s, que serão antecedidos em palco pela Tuna Universitária do Minho, os Green Mac hine e os Sinai.