Alunos portugueses vão falar com cosmonauta brasileiro

Alunos de escolas secundárias do conselho de Oeiras vão conversar quinta-feira via rádio com o astronauta brasileiro Marcos Pontes, que se encontra a bordo da estação espacial internacional (ISS), disse o coordenador do projecto.

Agência LUSA /

O contacto dura dez minutos (a partir das 11:45) e inclui 18 perguntas que serão feitas aos astronautas por outros tantos alunos com idades entre os 6 e os 18 anos, explicou à agência Lusa Rodrigo Matias, da AMRAD, a associação de radioamadores que promove a iniciativa.

O questionário, elaborado por alunos da Escola Camilo Castelo Branco, e m Carnaxide, inclui vários assuntos, desde o que se come no espaço às relações e ntre os astronautas ou às experiências a que se dedicam no cosmos.

Este projecto educativo foi criado em 2004, ano em que a escola de Carn axide se candidatou a uma conversa em inglês com um astronauta da ISS, mas só ag ora surgiu a oportunidade, e logo com um astronauta que fala português.

Basicamente, as perguntas que serão feitas na quinta-feira de manhã são as mesmas, em português, que os alunos prepararam em inglês quando há dois anos apresentaram a candidatura da escola.

A conversa terá lugar no Observatório Aeroespacial de Oeiras, situado n o Centro de Juventude de Oeiras e ligado à Associação de Amadores de Rádio para Investigação (AMRAD).

Marcos Pontes chegou à ISS no sábado, com a nova tripulação da estação, composta por um russo e um norte-americano, que substituirá a que deverá regres sar à Terra com o astronauta brasileiro já no próximo domingo. A missão de Pontes na estação inclui um programa de nove experiências c ientíficas, médicas e biológicas, nomeadamente no domínio das nanotecnologias, o bservações do território brasileiro com instrumentos instalados no engenho espac ial e vídeo-conferências, nomeadamente com o presidente Lula da Silva, jornalist as e estudantes brasileiros.


PUB