Alvalade e Bonfim. Moradas portuguesas entre 40 bairros na moda

O Bairro de Alvalade, em Lisboa, e o Bairro do Bonfim, no Porto, estão na lista dos 40 bairros mais "cool" do mundo em 2020. Quem o diz são os leitores da publicação Time Out, que classificaram os locais segundo quatro indicadores: diversão, comida, cultura e comunidade.

Carla Quirino - RTP /
Nacho Doce - Reuters

Num ano atípico devido ao contexto de pandemia, os centros das cidades sofreram grande impacto, mas as zonas próximas da residência ganharam uma nova importância.

Convocado o conceito de se ser gentil, as relações solidárias entre vizinhança nos bairros revelaram ter um papel vital para ultrapassar os momentos mais difíceis em tempo de Covid-19.  A mercearia da esquina ou o restaurante de comida local tornaram-se indispensáveis.
Alvalade - Foto: Junta de Freguesia de Alvalade

Por isso, a Time Out privilegiou a comunidade local como indicador de bem estar neste ano de 2020.

Na 14ª posição está o Bairro do Bonfim, no Porto. Caracterizado por um forte espírito de comunidade e comércio local, é o ponto de encontro de pessoas que circulam entre os cafés e restaurantes mais tradicionais da cidade e cozinha de vanguarda.
A seu favor está a marca da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e as diversas galerias onde se respira arte.
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto - Foto: Junta de Freguesia do Bonfim

No antigo Centro Comercial Stop fervilha música. Os espaços foram convertidos em estúdios e salas de ensaio utilizadas por centenas de bandas.

A aposta em zonas pedonais parece ter agradado aos visitantes. Explorar o bairro a pé, conhecer os seus recantos e espreitar o Rio Douro valeu ao bairro do Bonfim um lugar na lista internacional dos bairros com maior atmosfera.
Jardim Campo 24 de Agosto - Foto: Junta de Freguesia do Bonfim

Já no início deste ano, Bonfim conquistava o quarto lugar no ranking da publicação britânica The Guardian, ao eleger os dez bairros europeus mais "cool".


Três lugares abaixo, está o bairro de Alvalade, em Lisboa.

Rostos familiares e espaços de comércio tradicionais como o Mercado de Alvalade imprimem um ambiente acolhedor à zona urbana.
Mercado de Alvalade - Foto: Junta de Freguesia de Alvalade

As residências rotativas para artistas integradas entre os jardins e os prédios revelam modernidade a par de um espaço de restauração com uma onda real no interior para se surfar.

O rock 'n roll lisboeta dos anos 80 deixou uma herança que ainda se preserva em vários bares. O ambiente cultural também soma um festival literário e cinema.
A publicação Time Out está implantada em cidades por todo o mundo e as escolhas desta lista resultaram da consulta de mais de 38 mil habitantes.
Jardim do Campo Grande - Foto: Junta de Freguesia de Alvalade

O local número um da lista pertence a Barcelona. É o bairro Esquerra de l´Eixample, recheado de zonas residenciais com os tradicionais pátios interiores, que durante o bloqueio funcionaram como espaço de diversão e partilha.
Tópicos
PUB