Amendoeiras em flor cobrem de branco todo o Algarve

Numa altura em que o frio polar chega ao País e promete neve para as zonas altas, o Algarve cobriu-se de branco, mas a causa são as amendoeiras, em flor há já alguns dias.

Agência LUSA /

Com temperaturas amenas, as amendoeiras algarvias já estão floridas de branco e, se não chover, as frágeis pétalas manter-se-ão assim até meados de Fevereiro.

"Mesmo com a vaga de frio e com as geadas previstas pelo Instituto de Meteorologia para o Algarve, a flor não irá cair, mantendo-se a beleza paisagística", disse à Lusa o responsável pela Agricultura no Algarve, Paula Brito.

Contudo, o responsável assegura que, com a geada, o fruto da amendoeira ficará queimado, o que afectará a produção.

Sem perder a oportunidade, os operadores turísticos já organizaram alguns programas para aproveitar um dos "ex- libris" do Algarve, propondo passeios ao longo de todo o barrocal algarvio, "a zona onde existem mais amendoeiras", enunciou o presidente da Região de Turismo do Algarve, Hélder Martins.

Um dos passeios decorre no concelho de Castro Marim - sotavento algarvio - onde, por 2,5 euros, os aventureiros podem percorrer no próximo sábado dez quilómetros de caminhos rurais para observar o espectáculo único das amendoeiras em flor.

Outra das iniciativas é o "Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor", uma mediática prova de atletismo que decorre no próximo fim-de-semana em Albufeira e que tem como pano de fundo o branco daquelas árvores floridas.

Além da parte cultural e desportiva, os milhares de amendoeiras que existem no Algarve já foram a principal receita dos agricultores da região.

No início do século XX chegou a produzir-se "10 mil toneladas de amêndoas, que depois eram exportadas para Inglaterra e Bélgica", informou Paula Brito.

Actualmente, a produção é, "no máximo, de três mil toneladas" e poucos agricultores se interessam por aquele fruto seco, já que "o preço não é compensador", contou o responsável pela Agricultura no Algarve.

A lenda da princesa do Norte da Europa que casou com um rei mouro e que tinha saudades da neve é uma das explicações para a existência de tantas amendoeiras no Algarve.

Para combater aquela tristeza, o rei terá mandado plantar amendoeiras que cobririam os campos de branco, parecendo flocos de neve.

Segundo o Instituto de Meteorologia, a vaga de frio polar chegará a todo o País, mas o Algarve manter-se-á com temperaturas entre os sete e os 15 graus centígrados, com "formação de geada nos locais abrigados" e a temperatura do mar entre os 13 e os 14 graus.

PUB