AMI abre em Gaia novo centro "Porta Amiga" para pessoas carenciadas
A Assistência Médica Internacional inaugura quinta-feira um centro "Porta Amiga" em Gaia, sedeado num ex-quartel de bombeiros e com um refeitório com capacidade para uma centena de pessoas carenciadas, anunciou hoje fonte da AMI.
Este novo centro, que será o oitavo da AMI a funcionar em Portugal, foi instalado no desactivado quartel dos bombeiros de Coimbrões e, além do refeitório, tem balneário, roupeiro e lavandaria.
O "Porta Amiga" vai prestar apoio psicológico, jurídico, médico e de enfermagem a pessoas carenciadas do concelho.
Em comunicado, a Fundação AMI refere que as fortes carências da população, em especial no que toca ao acesso a habitação condigna, e o facto do concelho ter taxas de envelhecimento inferiores às do resto do país foram factores determinantes para a abertura do centro em Gaia.
"Na última década a população de Gaia duplicou, o que gerou fortes carências a nível de infra-estruturas básicas e, de acordo com dados do INE (1991), existem no concelho 72.486 residências, das quais apenas 37.155 (51 por cento) estão ligadas à rede pública de água e 17.074 (23,6 por cento) à rede de esgotos", salienta a AMI.
A AMI afirma ainda que Gaia é também atingida pelo fenómeno da imigração, sendo igualmente "atractiva" para os habitantes de outras zonas do país que para lá se têm deslocado.
"Apesar da atracção que exerce, o concelho é o segundo com maior taxa de desemprego, com especial incidência na população feminina, devido à baixa taxa de escolarização", acrescenta.
O novo centro "Porta Amiga" vai contar com uma equipa de três a quatro técnicos das áreas da psicologia, do serviço social e educadores sócio-profissionais.
Em Gaia, a AMI vai oferecer ainda os serviços de um Clube de Emprego e um Espaço de Prevenção à Exclusão Social, à semelhança do que ocorre noutros equipamentos da fundação.
A curto e médio prazo, acrescenta a fonte, "está prevista a realização de cursos no âmbito do apoio domiciliário e a criação de um projecto de intervenção nesta área".
A AMI alerta para o facto de necessitar de voluntários para apoiar os serviços de refeitório, lavandaria e jardinagem, bem como de um médico, um enfermeiro e um advogado.
A inauguração, que deverá contar com a presença do ministro da Segurança Social, da Família e da Criança, Fernando Negrão, está prevista para as 15:00.
A construção do "Porta Amiga" de Gaia, situado na Rua Domingos de Matos, foi co-financiada pelo Centro Regional de Segurança Social do Porto.
Nos centros "Porta Amiga", além de almoços, são também servidos lanches diários e suplementos alimentares, bem como distribuídos géneros para consumo fora das instalações da AMI.
A AMI tem centros em Almada, Cascais, Coimbra, Funchal, Lisboa (Chelas e Olaias) e Porto.