ANAREC espera que Governo sossegue associados preocupados com assaltos
Lisboa, 02 Set (Lusa) -- O presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC) espera que o secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna o "sossegue com uma varinha mágica" na reunião desta quarta-feira da Comissão para a Segurança nos Postos de Abastecimento de Combustíveis.
O recurso a empresas de segurança privada, e meios tecnológicos de vigilância e de alarme são algumas das medidas que estão a ser ponderadas para reforçar a segurança nos postos de combustíveis, revelou hoje o Ministério da Administração Interna, medidas que serão analisadas na reunião.
"Os meios tecnológicos já estão a ser montados e dão algum resultado, embora com uma arma apontada à cabeça ninguém seja capaz de fazer soar um alarme", disse hoje à Lusa o presidente da ANAREC, Augusto Cymbron, à margem da reunião mensal da associação.
Já quanto ao recurso a empresas de segurança privada, Augusto Cymbron é mais crítico.
"Nego-me em absoluto a pagar um sistema de vigilância privado, porque como cidadão que trabalha e paga impostos acho que cabe ao Estado olhar pela nossa segurança", afirmou.
"Se os bancos têm dinheiro para ter um polícia à porta de cada dependência, nós não temos dinheiro para ter um polícia em cada posto", pelo que agora a palavra final cabe ao poder político.
"Se o Estado conseguir que as petrolíferas queiram colocar os polícias estamos de acordo, agora os concessionários deste país não têm dinheiro nenhum de folga para isso", assegurou.
"Na reunião de quarta-feira espero sensibilizar o senhor secretário de estado e a sua equipa, e que ele com uma varinha mágica nos sossegue. Precisamos de ser sossegados porque passamos num momento muito difícil", afirmou Augusto Cymbron.
Hoje, foram noticiados mais dois assaltos a postos de combustíveis. Cerca das 02:00, o posto de abastecimento da Repsol na Segunda Circular, Lisboa, sentido aeroporto-Benfica, foi assaltado à mão armada por três homens armados e encapuzados, que se faziam deslocar num Audi 4 roubado pelo método de "carjacking".
Horas depois, os mesmos assaltantes roubaram outro posto de abastecimento, em São Marcos, na zona do Cacém.
JYS/JPA.
.