André Ventura demite-se da direcção do Chega

O presidente do partido Chega anunciou que apresentará a sua demissão de líder do partido “nos próximos dias” por estar “farto” e “cansado” dos que “sistematicamente boicotam” a direção do partido, mas garantiu que será novamente candidato ao cargo.

Mário Aleixo - RTP /
André Ventura bateu com a porta mas não desistiu António Cotrim-Lusa

A decisão de abandonar a liderança do partido que fundou foi confirmada pelo próprio, adiantando que será marcada uma Convenção Nacional para setembro para eleger o próximo líder.

André Ventura remeteu todas as restantes explicações para um vídeo divulgado e no qual se dirige aos militantes e dirigentes do Chega.

Nesse vídeo, divulgado à comunicação social, o deputado evocou as razões da demissão: “Faço-o essencialmente por três motivos: porque estou farto, estou cansado, daqueles que sistematicamente boicotam o trabalho da Direção Nacional, de que sistematicamente estão contra as posições da Direção Nacional e sistematicamente se empenham mais em atacar o partido, em divulgar mensagens privadas, em divulgar opções dos órgãos internos do partido, do que em ajudar a fazer este partido crescer”, justifica Ventura.
 André Ventura adianta igualmente que será “novamente candidato a presidente da Direção Nacional do Chega”, que a sua linha se manterá como até agora, e considerou que este é um “momento de clarificação”, que “permitirá depois ter a unidade e a força necessárias para enfrentar os desafios” eleitorais futuros.

Recusando estar “agarrado ao poder”, o fundador do partido assinala que, “se perder eleição interna”, renunciará ao cargo de deputado, mas salienta que não se deixará “ir sem luta”.
PUB