Andrologia já disponível no Hospital de S. Gonçalo em Amarante

Amarante, 12 Jun (Lusa) - A população do Baixo Tâmega servida pelo Hospital de S. Gonçalo, em Amarante, já dispõe de consultas da especialidade de Andrologia, medida que evita deslocações a Penafiel ou ao Porto, anunciou hoje fonte daquela unidade hospitalar.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A Andrologia é uma subespecialidade da Urologia, que trata fundamentalmente problemas do aparelho reprodutor do homem, nomeadamente a disfunção eréctil.

Integrado desde 2007 no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), o Hospital de S. Gonçalo tem vindo a aumentar a oferta de especialidades médicas, sobretudo ao nível da consulta externa.

É o caso da Urologia, valência que a população não dispunha antes da constituição do centro hospitalar e que está disponível na unidade hospitalar de Amarante desde Fevereiro.

"Está prevista a realização de 60 a 80 consultas mensais no Hospital de São Gonçalo, evitando-se assim a ida dos utentes aos Hospitais de Santo António, no Porto, ou até mesmo ao Padre Américo, em Penafiel", referiu a fonte do centro hospitalar.

A fonte adiantou que, sempre que seja necessária cirurgia para tratar as patologias daquela valência os utentes serão encaminhados para a unidade de Penafiel.

"A intervenção em ambulatório é de resto padronizada com frequência em Andrologia como a melhor forma de resolver a maioria dos problemas, situação que futuramente terá lugar no moderno hospital de proximidade de Amarante que, como se sabe, terá uma forte componente de ambulatório e que entrará em funcionamento em 2011", refere a fonte.

Informa ainda que o centro hospitalar tem vindo a reduzir o tempo de espera da valência de Urologia, situando-se actualmente em dois meses para a cirurgia e três meses e meio para as consultas.

JDS


PUB