ANPC recomenda à população para ficar em casa
A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) recomenda às populações do Norte e Centro Litoral para se manterem em casa de forma a evitar danos provocados pelo mau tempo que está a fustigar o país. O Instituto de Meteorologia colocou o Norte e Centro do país em alerta Vermelho devido à previsão de vento forte.
No mesmo período de tempo foram registados 766 inundações, 193 deslizamentos de terras, 1958 quedas de árvores e mais 770 outras ocorrências provocadas pela chuva e vento forte.
"Ao todo, e só até ás 15:00, registamos 3.687 ocorrências devido ao mau tempo", afirmou fonte da ANPC à Lusa.
"A situação piorou desde o meio da tarde. Desde as 00h00 e as 12h00 registámos 440 ocorrências, sendo por isso a maioria a partir do fim da manha", acrescentou.
Vários incidentes
A chuva e o vento forte já provocaram vários incidentes no país, sendo o mais grave a morte de uma criança de 10 anos, em Paredes, na sequência da queda de uma árvore de grande porte.
Nos distritos de Évora, Porto e Leiria, onze pessoas ficaram desalojadas na sequência de desabamento de parte das suas casas.
No distrito de Leiria, o vento forte provocou ainda a queda de mais de 30 árvores em vários concelhos.
A circulação na linha do Douro, entre a Régua e o Pinhão, está suspensa devido à queda de uma grande pedra na linha. Neste momento o transporte dos passageiros está a ser assegurado por autocarros.
Estradas encerradas
Segundo a GNR, o mau tempo provocou o encerramento ou condicionamento por todo o país de dezenas de estradas, afectadas pela queda de árvores e postes, abatimento de pisos, desmoronamentos e inundações.
"Em quase todos os pontos do país temos estradas interditas ao trânsito ou apenas condicionadas, com desvios ou apenas uma via disponível", disse fonte do comando geral da GNR à Lusa.