Antena 1, TSF e RR propõem dez frente-a-frente em Janeiro
A Antena 1, TSF e Rádio Renascença propuseram às candidaturas de Cavaco Silva, Mário Soares, Manuel Alegre, Francisco Louçã e Jerónimo de Sousa a realização de dez frente-a-frente divididos pelas três rádios, na primeira semana de Janeiro.
A proposta das direcções de informação das três rádios foi hoje enviada às cinco candidaturas e prevê a realização de dez frente-a-frente na semana de 02 a 06 de Janeiro, durante o período da manhã, entre as 10:00 e as 12:00.
Ainda de acordo com a proposta, cada debate entre os cinco candidatos às eleições de 22 de Janeiro terá a duração de uma hora.
Um sorteio já realizado entre as direcções de informação das três rádios, seguindo o modelo já utilizado para os debates televisivos, ditou que a Antena 1 e a TSF efectuam três debates e a Rádio Renascença quatro.
Assim, e caso as candidaturas aceitem a proposta agora formulada, na Antena 1 irão decorrer os frente-a-frente Mário Soares/Manuel Alegre, Cavaco Silva /Francisco Louçã, Manuel Alegre/Jerónimo de Sousa.
Na TSF irão realizar-se os debates Manuel Alegre/Cavaco Silva, Cavaco Silva/Jerónimo de Sousa e Mário Soares/Francisco Louçã.
Os frente-a-frente Cavaco Silva/Mário Soares, Manuel Alegre/Francisco Louçã, Mário Soares/Jerónimo de Sousa e Jerónimo de Sousa/Francisco Louçã irão ser transmitidos na Rádio Renascença.
Na carta enviada às candidaturas, as três rádios recordam que já tinham feito chegar convites para a realização de debates a dois aos cinco candidatos.
Contudo, referem na missiva, "dado o elevado número de debates que resulta a soma destes convites as direcções de informação das três rádios decidiram avançar para um entendimento comum, semelhante ao alcançado pelas três televisões, assumindo um acordo de princípio que permitirá a realização de dez debates, divididos pelas três rádios - num modelo exactamente igual ao já adoptado pelas três televisões".
O acordo entre a RTP, SIC e TVI e as cinco candidaturas para a realização de dez debates a dois nas três televisões foi alcançado na segunda-feira, estando o primeiro frente-a-frente (Cavaco Silva/Manuel Alegre) marcado para 05 de Dezembro.
O último debate, que irá opor Cavaco Silva e Mário Soares irá para o ar a 20 de Dezembro.
Os dez frente-a-frente nas televisões serão transmitidos em directo a partir das 20:45, ou seja, "colados" aos principais telejornais de cada estação de televisão, e cada um será moderado por dois jornalistas.
Os debates terão sempre a duração de 60 minutos úteis e um só intervalo .