António Arnaut "profundamente chocado" com a morte do amigo
António Arnaut, fundador do PS e do Serviço Nacional de Saúde, manifestou-se hoje "profundamente chocado" com a morte repentina do seu amigo Fausto Correia, em Bruxelas.
"Interrogo-me se não há uma qualquer injustiça imanente e transcendente na morte de um homem aos 55 anos, quando todos esperavam muito dele", declarou António Arnaut à agência Lusa.
Emocionado com o falecimento de Fausto Correia, devido a um ataque cardíaco, o fundador do Partido Socialista disse que o deputado do Parlamento Europeu "era um homem muito generoso".
"A vida ficou a dever-lhe muitos anos", acrescentou.
António Arnaut afirmou que mantinha com o antigo líder do PS de Coimbra "uma relação de grande fraternidade".
"Foi pela minha mão e de Fernando Valle (outro fundador do partido, já falecido), que ele entrou muito jovem para o PS", salientou.
Ex-jornalista, Fausto Correia foi delegado de Coimbra da ANOP e integrou as administrações da Lusa e da RDP, tendo participado na fundação do diário A Luta e integrado os quadros do República, dirigido por Raul Rego.
Mantendo a sua ligação à imprensa, era actualmente director de "O Despertar", o mais antigo jornal da cidade de Coimbra e propriedade da família.
Natural de Coimbra, Fausto Correia foi deputado socialista e secretário de Estado da Administração Pública, dos Assuntos Parlamentares, Adjunto do Ministro de Estado e Adjunto do Primeiro-Ministro.
Antigo presidente da Associação Académica de Coimbra-Organismo Autónomo de Futebol, Fausto Correia, licenciado em Direito, repartiu a vida entre a carreira de jornalista e de político.
Além de eurodeputado, Fausto Correia era actualmente deputado à Assembleia Municipal de Miranda do Corvo e presidente da Mesa da Comissão Política da Federação de Coimbra do PS, estrutura de que foi o líder entre 1978 e 1980 e entre Março de 2002 e Abril de 2003.
No Parlamento Europeu, era membro da Comissão Parlamentar das Liberdades Cívicas, Justiça e Assuntos Internos e membro suplente da Comissão Parlamentar dos Transportes e Turismo do Parlamento Europeu.
Integrava ainda a delegação para as Relações com os Países da Comunidade Andina e era membro suplente das delegações para as Relações com o Mercosul e à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana.