António Costa em Angola com a cooperação na bagagem

por Lusa
António Costa estará dois dias em Angola para assinar acordos de cooperação em várias áreas Tiago Petinga - Lusa

O primeiro-ministro português inicia esta segunda-feira uma visita oficial de dois dias a Angola.

António Costa vai assinar um novo programa de cooperação até 2027, estando ainda previsto a assinatura de um acordo para reforçar a linha de crédito empresarial para dois mil milhões de euros.

No plano político, o chefe do executivo português tem sustentado que as relações luso-angolanas estão “num momento muito alto”, enquanto o presidente de Angola, João Lourenço, afirmou em recente entrevista à Agência Lusa e ao jornal Expresso que a relações bilaterais “nunca estiveram tão bem quanto agora”.

Ao fim da manhã, os governos de Lisboa e de Luanda assinam mais de uma dezena de acordos, numa cerimónia com o primeiro-ministro português e o presidente angolano.

Deste conjunto de acordos, o Governo português destaca o Programa Estratégico de Cooperação (PEC) 2023-2027, o reforço da linha de crédito Portugal-Angola de 1,5 para dois mil milhões de euros e o memorando de entendimento entre a administração dos portos de Sines e do Algarve e a Sociedade de Desenvolvimento da Barra do Dande.

À tarde, depois de almoçar com João Lourenço, o primeiro-ministro visita empresas na zona industrial de Viana e termina o dia numa receção com empresários presentes no mercado angolano.


pub