António Damásio e os riscos das redes sociais

| País
António Damásio e os riscos das redes sociais

A ver: António Damásio e os riscos das redes sociais

António Damásio acredita que as redes sociais representam um perigo para a democracia e para a qualidade de vida e classifica o modo como muitas pessoas se expõem como uma "espécie de pornografia pessoal".

"Há riscos evidentes que têm a ver com a exploração do indivíduo e com o desrespeito de valores individuais", considera Damásio.

"A tecnologia em si permite coisas magníficas (...) mas ao mesmo tempo permite que haja um emitir de opiniões muito rápidas, com muito pouca reflexão e com um risco cada vez maior de colisão", elucidou.

Damásio acredita que a qualidade de vida é inevitavelmente afetada pelas redes, uma vez que o ser humano fica, muitas das vezes, condicionado a uma máquina, o que leva a uma "incapacidade de lidar com o real".

Em entrevista exclusiva à RTP, conduzida pelo jornalista Carlos Daniel, o neurocientista português explica também a revolução científica que é o reconhecimento do modo como os afetos influenciam todas as nossas decisões.

A informação mais vista

+ Em Foco

Na semana em que se assinala o início da II Guerra Mundial, a RTP conta histórias de portugueses envolvidos diretamente no conflito.

    Entrevista Olhar o Mundo a um dos autores e investigadores militares mais reconhecidos do mundo anglo-saxónico.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.