País
António José Teixeira escolhido para diretor de informação da RTP
O Conselho de Administração da RTP indigitou o jornalista António José Teixeira para o cargo de diretor de informação. A decisão é anunciada semanas após a deliberação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) contra a acumulação de cargos por parte de José Fragoso, atual diretor de programas, que tinha sido indigitado pela empresa.
"O Conselho de Administração decidiu indigitar uma nova Direção de Informação de televisão, com todas as capacidades para desenvolver um serviço público de excelência: Como Diretor de Informação de televisão e da RTP3 o jornalista António José Teixeira", lê-se no comunicado desta terça-feira.
Na nova direção de informação apresentada pelo Conselho de Administração, são também indigitados como diretores adjuntos Adília Godinho, Joana Garcia, Carlos Daniel (respetivamente com a informação diária, RTP3, programas de informação não diários) e ainda Hugo Gilberto (com a redação do Porto e o desporto).
São também nomeados como subdiretores Luísa Bastos e Rui Romano.
"O Conselho de Administração irá proceder às formalidades legais com vista à entrada em funções da
nova equipa", acrescenta a empresa.
nova equipa", acrescenta a empresa.
Sobre esta decisão da ERC, a empresa refere que o modelo proposto e que foi rejeitado "cumpria rigorosamente a Lei da Televisão, os Estatutos da RTP e o Contrato de Concessão".
"Este modelo, que estaria sujeito ao normal escrutínio dos vários órgãos de gestão e fiscalização da atividade da RTP, já tinha sido aplicado em quatro direções anteriores", lê-se no comunicado, que acrescenta que a solução obteve aprovação por parte da ERC na Madeira e nos Açores.
Para a RTP, o modelo cumpria ainda "as tendências e as boas práticas de operadores de serviço público europeu que caminham no sentido da convergência entre meios e plataformas", acrescentando que o mesmo "recebeu o parecer favorável do Conselho de Redação, órgão "que atua em autonomia e cuja posição não tem de ser comunicada à ERC, podendo até ser publicada após o parecer do regulador".
Na altura, a equipa proposta incluía como diretores-adjuntos António José Teixeira, Carlos Daniel e Adília Godinho, e como subdiretores Hugo Gilberto, Joana Garcia e Rui Romano.
A ERC tinha deliberado no final de dezembro que a solução prevista pela RTP comportava "riscos" para os princpíos de funcionamento do serviço público de televisão.
A nomeação de José Fragoso teve na altura por objetivo substituir a diretora de Informação Maria Flor Pedroso, que se demitiu do cargo no início de dezembro.