António José Teixeira escolhido para diretor de informação da RTP

O Conselho de Administração da RTP indigitou o jornalista António José Teixeira para o cargo de diretor de informação. A decisão é anunciada semanas após a deliberação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) contra a acumulação de cargos por parte de José Fragoso, atual diretor de programas, que tinha sido indigitado pela empresa.

RTP /
Pedro A. Pina - RTP

"O Conselho de Administração decidiu indigitar uma nova Direção de Informação de televisão, com todas as capacidades para desenvolver um serviço público de excelência: Como Diretor de Informação de televisão e da RTP3 o jornalista António José Teixeira", lê-se no comunicado desta terça-feira. 

Na nova direção de informação apresentada pelo Conselho de Administração, são também indigitados como diretores adjuntos Adília Godinho, Joana Garcia, Carlos Daniel (respetivamente com a informação diária, RTP3, programas de informação não diários) e ainda Hugo Gilberto (com a redação do Porto e o desporto). 

São também nomeados como subdiretores Luísa Bastos e Rui Romano

"O Conselho de Administração irá proceder às formalidades legais com vista à entrada em funções da
nova equipa", acrescenta a empresa. 

No final de 2019, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) tinha dado parecer negativo à proposta de acumulação de cargos de José Fragoso como diretor de programas e diretor de informação da RTP. 

Sobre esta decisão da ERC, a empresa refere que o modelo proposto e que foi rejeitado "cumpria rigorosamente a Lei da Televisão, os Estatutos da RTP e o Contrato de Concessão"

"Este modelo, que estaria sujeito ao normal escrutínio dos vários órgãos de gestão e fiscalização da atividade da RTP, já tinha sido aplicado em quatro direções anteriores", lê-se no comunicado, que acrescenta que a solução obteve aprovação por parte da ERC na Madeira e nos Açores. 

Para a RTP, o modelo cumpria ainda "as tendências e as boas práticas de operadores de serviço público europeu que caminham no sentido da convergência entre meios e plataformas", acrescentando que o mesmo "recebeu o parecer favorável do Conselho de Redação, órgão "que atua em autonomia e cuja posição não tem de ser comunicada à ERC, podendo até ser publicada após o parecer do regulador".

Na altura, a equipa proposta incluía como diretores-adjuntos António José Teixeira, Carlos Daniel e Adília Godinho, e como subdiretores Hugo Gilberto, Joana Garcia e Rui Romano. 

A ERC tinha deliberado no final de dezembro que a solução prevista pela RTP comportava "riscos" para os princpíos de funcionamento do serviço público de televisão. 

A nomeação de José Fragoso teve na altura por objetivo substituir a diretora de Informação Maria Flor Pedroso, que se demitiu do cargo no início de dezembro
PUB