Antropólogos da UTAD em Madrid para receber prémio FITUR

Os antropólogos Xerardo Pereiro e Cebaldo de León, da Universidade de Vila Real, recebem quarta-feira, em Madrid, o prémio FITUR 2007 entregue à melhor investigação em turismo de toda a Iberoamérica, anunciou hoje fonte da instituição.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O trabalho de investigação dos dois antropólogos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) sobre o modelo de desenvolvimento do turismo de uma tribo no Panamá, os Kuna Yala, ganhou o Prémio de Investigação em Turismo da VIII Feira Internacional de Turismo de Madrid.

Em Março, o mesmo trabalho foi premiado pela "National Geographic Society", revista editada em cerca de 20 línguas.

Segundo a fonte, a entrega do prémio será presidida pela Secretária Geral de Turismo do Governo de Espanha, Amparo Fernández González, e a directora do FITUR, Ana Larrañaga, contando ainda com a participação do embaixador de Portugal em Espanha.

O trabalho vencedor foi publicado pela Editora Ramón Areces, com o título "Los impactos del turismo en Kuna Yala (Panamá). Turismo y cultura entre los kuna de Panamá".

É a primeira vez que investigadores de universidades portuguesas ganham este prémio, que já vai na sua oitava edição.

Os investigadores estão inseridos no Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD) da UTAD e desde 2003 estão a promover um projecto de investigação sobre o turismo e as mudanças sócioculturais entre os Kuna

O trabalho dos antropólogos incidiu na forma como esta tribo do Panamá organiza e coordena o seu próprio modelo de desenvolvimento turístico.

Um dos investigadores, Cebaldo Inawapi, é natural de Kuna Yala, no Panamá, e veio para Portugal após ter casado com uma portuguesa.

Para o investigador, este trabalho teve a importância de dar a conhecer as "lutas, as reivindicações e as esperanças" do seu povo.

O docente considera que é também "fundamental dar a conhecer ao mundo propostas alternativas de desenvolvimento", já que os Kuna Yala são uma tribo muito ligada à floresta e à natureza, onde existe ainda o conceito de propriedade comunitária.

Segundo o investigador, o projecto que a tribo está a desenvolver de implementação do turismo na região, de forma sustentável, é um meio de "garantir a sobrevivência" de uma cultura diferente no mundo moderno.

Os Kuna Yala misturam as suas tradições com algumas realidades do mundo dito moderno, como é o caso da forma de construção das suas casas.

A "National Geographic Society" atribuiu o prémio aos dois antropólogos pela "destacada qualidade científica" da investigação em Kuna Yala, no Panamá.

O prémio da "National Geographic Society" vai permitir aos investigadores regressar a Kuna Yala para poderem "aprofundar" ainda mais a pesquisa, que tem conseguido ganhar a atenção do meio científico internacional.


PUB