Apagão. "Fenómenos destes podem ter origem em ciberataques"

por Antena 1

Foto: Will - Unsplash

O apagão que ontem assolou Portugal, Espanha e parte de França, no entender do professor emérito do Instituto Superior Técnico, José Tribolet, especialista em cibersegurança, não tem contornos de um ataque informático, mas adianta que não é impossível isso acontecer.

José Tribolet em conversa com a jornalista Alexandra Sofia Costa, da Antena 1, explica que se esta falha geral resultasse de um ataque informático, a reposição da normalidade nas redes de distribuição seria muito mais demorada.

O professor explica que se fosse introduzido comandos de neutralização – vírus informático - dos vários sistemas e subsistemas, voltar a reiniciar e anular esses comandos levaria muito mais tempo do que o que na realidade demorou.

Também este apagão, diz o professor do IST, mostrou algumas fragilidades no sistema de comunicações em Portugal.

“Uma das coisas que me deixaram tremendamente preocupado foi o facto das nossas comunicações não se aguentaram de pé”, refere José Tribolet. “Eu não tinha a noção que as nossas comunicações móveis tinham esta tremenda fragilidade”, incide o professor.

José Tribolet sugere que se crie uma comissão técnica independente para avaliar o que aconteceu e esta aprendizagem “não pode ficar no segredo dos Deuses”.

“Isto é um evento que deve levar a reflexões profundas sobre o que é que em situações extremas de várias origens, tempestades, terramotos ou incêndios, como é que podemos preservar o funcionamento de sistemas críticos, e preservar o funcionamento de valores críticos.”, conclui.

PUB