APDC classifica de "excelente notícia" resolução do Governo sobre redes nova geração
Lisboa, 03 Jul (Lusa) - O presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC) classificou hoje de "excelente notícia" a resolução do Conselho de Ministros que define a promoção do investimento em Redes de Nova Geração (RNG) como prioridade estratégica para o país.
"As redes de nova geração são fundamentais para Portugal. Fomentar o investimento nestas redes e nos respectivos serviços, com remoção das barreiras, em ambiente de concorrência e com um quadro de regulação estável, é uma excelente notícia", disse à agência Lusa Diogo Vasconcelos.
"Precisamos de ligar Portugal em fibra óptica para chegarmos ao futuro primeiro", sublinhou o presidente da APDC, acrescentando que a aposta nas RNG "significa um paradigma completamente diferente da Internet, em que passa a ser possível um conjunto de novos serviços, que potenciem a utilização da Web 2.0, do vídeo e do trabalho em rede", entre outras potencialidades.
O Governo aprovou hoje uma resolução em que prevê que até 2010 um milhão de pessoas estejam ligadas às Redes de Nova Geração, que permitem maior largura de banda e maior rapidez e qualidade de serviços, estendendo-se a escolas secundárias, universidades, hospitais e centros de saúde.
O Executivo anunciou também que será feito um levantamento "exaustivo" das condutas de comunicações electrónicas existentes em Portugal e pediu à Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) uma definição sobre a forma como se processará a concorrência nas redes de nova geração, incluindo uma análise do impacto da segmentação geográfica dos mercados relevantes em causa.
A segmentação geográfica é pedida pela Portugal Telecom, que alega já não ter uma posição dominante em algumas das zonas mais povoadas e desenvolvidas do país e que, por isso, considera que não deve ser obrigada a permitir o acesso das operadoras concorrentes à RNG que pretende criar. As operadoras concorrentes, por sua vez, pedem a abertura das redes a todas as empresas, de forma a impedir a criação de novos monopólios.
Na próxima terça-feira, a APDC promove a conferência "Portugal em fibra óptica - A importância do investimento em redes de nova geração", no qual estará presente o secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e Comunicações, Paulo Campos.
ALU/PMF