Apenas 15,8 por cento dos condutores sem álcool no fim de ano

Apenas 15,8 por cento (85) dos 538 condutores sujeitos a teste de alcoolémia no último fim-de-semana pelas brigadas "100 por cento Cool", no Porto e em Albufeira, tinha zero por cento de álcool no sangue, foi hoje diuvlgado.

Agência LUSA /

Em comunicado, a Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE), responsável pela iniciativa, adianta que no mesmo período, em 2004, foram detectados nove por cento de condutores com zero por cento de álcool no sangue.

A quarta edição da campanha "100 por cento Cool", destinada a sensibilizar jovens entre os 18 e os 25 anos para o consumo moderado de álcool, começou no dia 16 em Lisboa e Porto perto de locais de diversão nocturna.

Esta iniciativa da ANEBE vai decorrer todos os fins-de-semana até 15 de Fevereiro em nove cidades do país: Lisboa, Porto, Coimbra, Albufeira, Aveiro, Braga, Viseu, Leiria e Évora.

Na estreia das Brigadas nesta edição da Campanha Condutor 100% Cool, nas noites de 16 e 17 de Dezembro, foram contactados 4.300 jovens e 433 foram sujeitos a testes de alcoolemia, tendo sido premiados 129 condutores com 0% de álcool (29,7%).

Já neste último fim-de-semana, no Porto e em Albufeira, as brigadas de rua 100 por cento Cool detectaram 15,8 por cento de condutores com 0 por cento de álcool, contra nove por cento detectados na segunda semana da edição de 2004.

Durante as noites de 30 e 31 de Dezembro, as brigadas contactaram 3.125 jovens e efectuaram 538 testes de alcoolemia, tendo detectado 85 condutores "livres de álcool".

No total das duas primeiras semanas, a campanha contactou directamente 7.412 jovens, tendo realizado 971 testes, dos quais 362 (37,2 por cento) revelaram taxa zero de álcool.

Em igual período da edição de 2004, a campanha detectou 121 condutores com taxa O (12,6 por cento) entre 955 testes efectuados, uma melhoria de mais de 24,6 pontos percentuais.

Para a ANEBE, os resultados positivos que se verificam de ano para ano demonstram que vale a pena sensibilizar os jovens para os riscos da condução sob o efeito de álcool.

As "Brigadas 100 por cento Cool" apelam a todos os grupos de jovens que em cada um deles haja um elemento que se abstenha totalmente de ingerir bebidas alcoólicas, para poder conduzir os outros em segurança.

Numa primeira abordagem, as brigadas "registam" grupos de jovens à entrada para os espaços de diversão, quando ainda não houve consumo de álcool, alertando para "as vantagens de um comportamento mais seguro" e pedindo a nomeação de um elemento do grupo que possa levá-los a casa em segurança.

No segundo momento, as brigadas distribuem prémios aos condutores que provem - através do teste do álcool - que estão aptos a conduzir sem pôr em perigo os amigos e os restantes automobilistas.

A próxima actuação das brigadas está programada para as noites de sexta-feira e sábado nas ruas de Lisboa e Coimbra.

Criada em Setembro de 2000, a ANEBE reúne as principais empresas de bebidas espirituosas em Portugal e tem por objectivo o combate aos problemas de carácter social relacionados com o consumo excessivo ou inadequado de bebidas alcoólicas, assessoria à criação das leis e regulamentos aplicáveis ao sector e o apoio às autoridades competentes no sentido de travar a ilegalidade, a fraude e evasão fiscal e a concorrência desleal.

PUB