Última Hora
Siga ao minuto a guerra entre Israel e o Irão

Apicultores perdem primeira colheita de mel do ano

por Rita Fernandes - Antena 1

Foto: Rita Fernandes - Antena 1

A chuva atrasou a colheita de mel este ano. "Está a ser uma primavera atípica", diz Telmo Cabral, apicultor há dez anos. "Este ano choveu mais do que o normal. Nos últimos cinco anos, nesta altura, tivemos uma primavera contínua, mas este ano temos tido chuva. Normalmente tiro mel pela primeira vez no ano no final de março, início de abril. Este ano, a primeira colheita vai ser em meados de junho. A primeira recolha já perdemos".

As mudanças do clima são as principais culpadas, explica o apicultor. Os incêndios são cada vez mais agressivos: destroem as colmeias e deixam as abelhas sem alimento. Há também cada vez mais vespas asiáticas, que se alimentam de abelhas.

Na data em que se assinala o Dia Mundial das Abelhas, apicultores de várias zonas do país receberam trezentas colmeias, num protocolo que junta associações de apicultores e produtores de mel e a Nestlé, que usa mel em produtos como o Nestum. A gestora da marca Nestum, da Nestlé, Joana Bandeira, assume que o projeto, chamado "Juntos pelas Abelhas", quer contribuir para um aumento da produção de mel em Portugal, cada vez mais usado pela marca.

PUB